sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Resoluções de Ano Novo


Essa crônica da Nina Horta saiu na Folha de S. Paulo, acho que no ano passado, minha irmã recortou o jornal pra mim e eu guardo até hoje.

O jeito de escrever da Nina é um encanto, uma delícia de ler. Eu vou postá-lo aqui, mas não na íntegra.

Vamos às resoluções de Ano Novo:

1 - Coma a comida plantada perto da sua casa.Tente descobrir como seus legumes são regados e quem pesca o seu peixe. Não dá. Se passasse a vida inteira como um detetive de lupa atrás das galinhas poedeiras, não teria tempo de fazer mais nada. Isso é própósito para os Abílios Dinizes da vida. Eles que escolham o produto, que escrevam nos seus pacotes a verdade verdadeira. E já ficaremos satisfeitas.

2 - Coma comida da estação.
Fácil de ver, porque é a mais barata. Dá uma sensação boa saber que as alcachofras estão chegando, as jabuticabas vão florescer, as mexericas estarão doces.

3 - Compre diretamente do produtor, nas feiras organizadas por eles.
Uhn...Prometo pesquisar, mas tudo em São Paulo é complicado. Que eu saiba, não existem muitas dessas feiras. Talvez encomendar de pequenas firmas orgânicas, mas sempre sobra ou falta alguma coisa. Tem frango, mas não tem carne; tem picanha, mas não tem lagarto. Essa eu não entendo. Como conseguem um boi com picanha orgânica e lagarto não?

4 - Plante uma horta.
Fazer um jardim ou uma horta é bom de verdade. Uma hortinha, quase só temperos. E é impressionante como se pode comer de uma horta. A comida muda de cara todo dia, um arroz com cebolinha e um ovo frito por cima, de gema mole, numa cumbuca japonesa, com hashis. Uma massa como molho de sálvia cremoso, uma carne com molho de nove ervas, é bom demais.

5 - Conserve, use a compostagem e recicle.
Está na moda, ande com sua sacolinha de pano debaixo do braço, pegue um tambor e vá jogando todos os restos lá(não é só isso). Dá pra fazer uma terrinha fina e saudável para as plantas.

6 - Cozinhe com simplicidade usando de todos os seus sentidos.
Só invente cardápios simples. Se você é dos que conversa com plantas, por que não um papinho com a goiaba, com a manga coquinho?
Esmague as folhas de louro e cheire. Prove de tudo o que fizer descobrindo novos sabores.

7 - Cozinhe com outras pessoas. Família, amigos e crianças.
Huuuum...Em casa estamos tentando dar o golpe no neto que tem muito jeito pra chef. Pedimos que faça a picanha e cada um sobe correndo para o computador. Mas, ele, como todo bom chefe, obriga os auxiliares a descerem rápido.

8 - Coma com a família e amigos.
Mais fácil de falar do que fazer.

9 - Lembre-se que a comida é preciosa.
Talvez o melhor sejam as pequenas compras diárias feitas com atenção e prazer. Podíamos ler este livro da Alice Waters porque ela parte para ensinar como fazer isso tudo: "The Art of Simple Food".

***

Todos os comentários aí são da Nina, eu aqui no interiorrrrr de Minas tenho mais facilidade realmente pra ir atrás das galinhas poedeiras...hehehe

Mas os conselhos valem pra qualquer lugar, um pouquinho de atitude ecológica de cada um vai fazer um 2009 melhor pra todo mundo!

4 comentários:

Gi Moreira disse...

Adorei as resoluções!!!
E as xícaras, acho que ficarão bem com os temperinhos na "hortinha" da janela...
Beijos!

Suely Chaves disse...

Alô,que bom que voltou.
Adorei as rosinhas na caneca,ficaram lindas,mais estou triste meu abacateiro morreu!Tempo doido.

Grasiele disse...

Gi, ótima idéia, iam ficar lindas aí na janela...enquanto a Lolô não alcança...hehehe
Bjos!

Grasiele disse...

Su, vou te dar ótimas sugestões de outras frutíferas em vaso, não fique tristinha!
Bjão!