sexta-feira, 24 de maio de 2013

Irrigação em vasos

 (Foto: Buildpedia)

O erro mais comum na jardinagem é o exagero na hora das regas. As plantas morrem muito mais por excesso do que por falta de água. Quando a gente fala em não encharcar a terra, mas deixar sempre levemente úmida surge muitas dúvidas.

Para ter certeza, encoste o dedo na terra do vaso e pressione levemente, se sair sujo, com um pouquinho de terra, está levemente úmido. Não adianta também dar uma borrifada de leve em cima do vaso, tem que jogar água com regador, até sair pelo buraco da drenagem do vaso, daí dá pra ver que a água passou por todo o perfil do vaso.

Em épocas frias como agora a freqüência de regas pode mudar, pois o vaso vai secar menos, principalmente se for um vaso de interior.

Em plantas com folhas finas, delicadas e menores, como os temperos, hortaliças, floríferas, arbustos em vasos, requerem uma quantidade razoável de água, use um regador do tipo chuveiro, no mínimo umas 3x/ semana.


 (Foto: Manaus Garden)

Plantas típicas de locais úmidos como samambaias e algumas orquídeas, gostam de lugares frescos, sem solo encharcado, se estiverem em placas, ou em jardins verticais, o ideal para criar um clima úmido, nas horas mais quentes do dia, é um pulverizador de pressão, eu uso geralmente no fim da tarde. Esse equipamento também é perfeito para aplicar adubos foliares. Já se estiverem plantadas em vaso, molhe o substrato com o regador chuveiro e use o pulverizador também em dias quentes (os antúrios e lírios-da-paz adoram!).


(Foto: Lojas Taqi)


Plantas com folhas grossas ou estruturas que evitam a perda de água como as suculentas, cactos, agaves, zamioculca e pacová, armazenam água nas folhas e caules, a frequência de regas é menor, eu uso um regador de bico fino, que molha mais somente a terra. Essas plantas raramente vão sofrer se você esquecer de regar durante uma semana ou mais... então, perfeitas pra quem não tem tempo ou viaja muito.

 
(Foto: F G Import)
 
É sempre bom lembrar: vaso plástico e plantas de interior se mantêm molhadas por mais tempo do que as plantadas em vaso de cerâmica e em área exterior. Crie turnos de rega adequados, por exemplo 2x/semana para vasos no interior, 3 a 4x/semana para vasos de exterior, cactos e suculentas 1x/10 dias abundantemente, e observe bem, se sentir que estão murchando aumente a quantidade, se estiverem molhadas ainda no próximo turno, diminua a frequência.
 
Estas são apenas algumas sugestões. Tudo vai depender do local (se é quente ou tem clima mais ameno), se é verão ou inverno, e é claro, da resposta de suas plantas.


9 comentários:

Unknown disse...

Menina, show suas postagens.
Obrigado pela visitinha. Boa semana. Bjs no coração

Obs. que tal retirar a verificação de palavras dos comentários?

Mazza Cimini disse...

Olá Grazi!
Oh amiga, como você está certa! Eu já perdi muitas plantas por regar demais.
Mas suas suculentas estão mesmo lindas!
Estou quase retornando ao meu blog com minhas artes simplezinhas.
carinhos muitos,

Mazza Cimini

delma rocha pinto disse...

grazi, adorei. adoro plantas. sempre estou olhando, mas de vez em qdo peco em algumas. tenho em casa, 2 patas de elefante que molho 2 ou 3 vezes na semana. moro numa cidade quente e agora começou a esquentar.tenho tbe, a fenix qie molho quase todos os dias. tuia tbem. so nao dei sorte com a rafia. elea esta morrendo. as folhas estao ficando marron. coloquei dentro de casa, mas nao tem jeito. a dracena minha esta lida. adoro. e uma planta boa de cuidar. e outras como rainha da noite, tinhorao, samambaias. lança de sao jorge. o tinhorao andou as folhas nascendo e morrendo, secando. abraço. delma

Unknown disse...

Oi Grasi!
Adorei tudo por aqui!!! Adoro plantas , mas tinha muitas dúvidas sobre o local de colocar vasos, quantas vezes aguar e aqui achei tudo.
Comprei um vaso de Confete e aqui consegui tirar todas as minhas dúvidas.
Parabéns pelo blog.
Bj no coração

Natália disse...

Olá Grasi! Adorei o blog e parabéns por tanto gosto pelo que faz, cada dia também me apaixono mais por plantas e quero poder compartilhar com os outros isto, tudo é válido, continue expondo seus saberes e curiosidades. Já espero o próximo assunto...
bjos Natália de Oliveira

Anônimo disse...

Olá Grasi! Adorei o blog e parabéns por tanto gosto pelo que faz, cada dia também me apaixono mais por plantas e quero poder compartilhar com os outros isto, tudo é válido, continue expondo seus saberes e curiosidades. Já espero o próximo assunto...
bjos Natália de Oliveira

Unknown disse...

Olá Grasi, parabéns pelo Blog, sempre pego uma dica com você, e gostaria de te pedir dois esclarecimentos se possível,o primeiro é sobre os novos brotos e flores da pimenteira ficarem pequeninos e depois as flores secam e as folhas ficam miudinhas, enrugadas; a segunda são as pontas das folhas da jabuticabeira que estão marrons, como se fossem queimadas e sem se desenvolver, sem nascer novas folhas,bem Grasi fico no aguardo de sua ajuda.
Muitíssimo obrigada.
Abç.

Grasiele disse...

Dil Garcia, muito obrigada! Fico feliz por ajudar, fica difícil falar sem ver fotos. Tem como você me enviar fotos disso que vc descreveu e fotos do vaso todo, mostrando a terra, tudinho e descreva se estão ao sol, ou sombra. Pode enviar no jardimdagrasi@gmail.com
Abraço!

Jeniffer disse...

Parabéns pelo blog !!!