quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Links sobre horta em vasos

Já nem posso mais pedir desculpas a todos por tanto tempo de sumiço aqui do blog. O trabalho, a pós, os estudos e mais um monte de compromissos tem tirado todo o meu tempo.

Tenho um monte de dúvidas e comentários pra responder, alguns não publiquei por estarem com e-mails, daí só vou publicar parte deles aqui quando puder fazer novos posts. Só ontem me dei conta de que o blog está fazendo 3 anos!

Mesmo desaparecida daqui, não param de chegar novos amigos, comentários e elogios, agradeço muito a todos vocês que visitam o blog! Nunca pensei que escrever despretensiosamente minhas experiências pelo mundo das plantas atrairia tantos interessados.

Esse fim de semana participei de uma feira que acontece todos anos aqui em BH, a Agriminas - Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Fetaemg - com agricultores familiares de MG, aquelas comidas e produtos típicos do interior, tudo fresquinho. Em alguns momentos o estande ficou muito cheio, várias pessoas apareceram lá e me perguntaram sobre como plantar as mudinhas que estavam levando, como cuidar de uma hortinha em vasos, peço desculpas por não poder ter dado a atenção devida... gostaria muito de ter conversado com calma e respondido a todos.

Separei alguns links aqui de posts antigos, sobre o preparo, plantio, cuidados básicos, pragas mais comuns e receitinhas pra controlar. Ah...tem também o link da estufinha de pet que uma moça pediu pra fazer mudinha de tomilho.




Como plantar manjericão e alecrim

Como controlar cochonilhas e pulgões


A Bruna me mandou essa dúvida:

Ei, Grasi, o seu blog é ótimo. Parabéns! Eu plantei umas mudas de orégano, manjericão, salsa e cebolinha em uma jardineira, há uns 4 meses mas noto que elas não estão crescendo. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo adubar e a partir de quanto tempo posso colher. A rega está sendo feita dia sim, dia não. Também tenho uma hortelã que noto que um período do dia fica murchinha e caída. Estou regando junto com a jardineira. Será que não estou cuidando direito delas? Obrigada por disponibilizar todas essas informações valiosíssimas em seu blog. É de grande utilidade também para pessoas que, como eu, não tem conhecimento do assunto. Beijos

Bruna, muito obrigada! Vamos por partes: não sei bem o tamanho da jardineira, mas é muita coisa pra um vaso só, nos links aí de cima tem resposta quanto á mistura das ervas no mesmo vaso, qual é legal plantar sozinha, qual pode misturar...sobre adubação e colheita.
A hortelã e o orégano aguentam um pouco menos de luminosidade em relação ás outras, umas 3h diárias já é suficiente. Quanto a ficar murcha, acontece mesmo se faltar umidade e estiver sob o sol muito forte, como do fim de tarde.
Ervas em geral, tem crescimento rápido quando plantadas em solo bem preparado e com luminosidade e rega corretas, pela descrição você está cuidando bem, mas no caminho pode estar acontecendo algum erro. Com as minhas também acontece, se não há salvação, começo tudo novamente, cuidando de cada detalhe...

Até o próximo post!

17 comentários:

Anônimo disse...

Oi Grasi,
Sempre venho aqui visitar e gosto muito de tudo que leio e vejo, gosto muito de plantas especialmente orquideas, tenho algumas aqui que inclsive estão floridas agora.
Moro em Cel. Fabriciano e gostaria de saber se vc ainda mora por aqui pois tenho um pequeno espaço na frente da casa e gostaria de fazer um mini orquidário, talvez pudesse contratar seus serviços de paisagista.Abraços,
Vilma

Grasiele disse...

Vilma, que bom ter você aqui! Uma conterrânea leitora do blog!
Na verdade, não moro mais em Fabriciano, mas podemos conversar sim. É só eu ter um tempinho maior de férias em casa, terei o maior prazer em ajudá-la. Me mande um comentário com seu e-mail para combinarmos, eu deleto depois. Daí você me mostra uma foto do local.
Abraços!

Val disse...

Voltou!!!!

Ateliê Mãos de Tesoura disse...

ola!! gostei muito do seu trabalhor,so ednaldo so zootecnista, trabalho tabem com topiaria e manutenção de jardins.

Penélope disse...

Grasi, seu jardim é magnífico e as dicas que encontramos aqui são valiosas.
Vou lhe seguir e se gostar de poesias pode passar pelo meu INFINITO que será bem recebida!!!
Abraços

Ana Paula disse...

Oi Grasi, tem um tempão que não venho por aqui, meu blog tb ficou abandonado por mais de um ano, mais agora estou voltando.
Eu, toda boba, resolvi fazer uma horta na minha casa, escolhi um canteiro que era bem a mão e comecei. Plantei duas espécies de alface e uma de mostarda. Ví as sementes crescendo, crescendo e num belo dia, pesquisando na net, descobri que tinha que jogar todas as minhas verduras fora...foi o fim. Meu lindo canteiro, fica bem ao lado do meu bueiro, e lí que tem que ter no mínimo 5 metros de distância, que tristeza. Enfim, vamos procurar um lugar melhor. bjs.

Decor'ação disse...

Grasi seu blog foi um achado em minha vida e não é exagero, pois suas dicas são ótimas, parabéns por compartilhar o que você sabe.

Ah estou te seguindo.
Bjos da Lú

Yara S. Machado disse...

Grasi amei o seu blog!!
Socoooorrro, rs comprei um cacto tem umas semanas, ele eh a coisa mais linda do mundo, mas eu nao sei cuidar dele e fiquei desesperada quando vi que alguns espinhos cairam, eu to cuidando direito dele? ele eh pequeno ainda e eu nao sei o que fazer!
espero que possa me ajudar, obrigada

Grasiele disse...

Ateliê Mãos de Tesoura e Malu:
Sejam bem vindos ao Jardim! Muito obrigada pela visita!

Grasiele disse...

Ana Paula, nunca ouvi falar isso, se for um bueiro destinado á água das chuvas, não há problema nenhum. O que não pode é perto de fossas, que recebem esgoto, esse sim pode contaminar suas verduras.
Bjo

Grasiele disse...

Lu do Decor'ação, que bom! Fico feliz em incentivar as pessoas a mexerem mais na terra, é uma terapia praticamente gratuita...rsrsrs
Vou passar no seu blog para conhecer!
Abraço!

Grasiele disse...

Yara, não sei qual é o cacto, mas de modo geral, eles não gostam de muita água e preferem sol pleno. Um ou outro espinho pode quebrar ou cair, mas todos pode estar acontecendo algo de errado. verifique se o solo não está muito úmido, aqui no blog tem sugestões de misturas mais arenosas.
Espero que tenha ajudado! Bjo

Scheyla disse...

Oi Grasi! Achei seu blog em uma busca por suculentas e cactos, que amo!! Gaehei uma suculenta parecida com essa da segunda foto do post de fevereiro, que tem as folhas meio curvadinhas. Qual o nome dela? Nunca tinha visto e não sei como cuidar...
queria pedir dicar para montar um orquidário, minha mãe quer fazer um e não sabemos bem por onde começar.. só temos as orquideas rs
Vou passar sempre aqui!! Abraços

Grasiele disse...

Scheyla, existem muitas suculentas parecidas com essa da segunda foto, só vendo mesmo, chamamos 'genericamente' todas por suculentas pra facilitar mesmo. Pra começar seu orquidário vc já tem o mais importante! Vou dar umas dicas do orquidário, mas não é minha especialidade...haha
Bjo!

Grasiele disse...

Scheyla, esqueci de escrever, os cuidados com aquela suculenta são os mesmos que eu descrevi no post que eu fiz sobre como retirar mudas e plantar, sol, rega moderada e um substrato arenoso.
Bjo!

CULINÁRIA COM PRAZER disse...

Olá!!!!
Vim conhecer seu trabalho...maravilhoso.....bem se vê que tem muita prática e sensíbidade....pois só pessoas seusíveis consegue este resultato...
Sempre que possível venho conferir tudo tá...pois amo a natureza....abraços.....

Jesus puro amor disse...

Parabéns pelo blog, muito bom.
"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
Romanos 13:10-13"