segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dúvidas sobre suculentas

Essas são algumas dúvidas que chegaram aqui sobre suculentas, e eu demorei a responder...rsrs

Espero ajudar, as suculentas não são minha especialidade, as dicas que eu passo aqui são experiências com meus vasos, então, caso discordem é só falar...a troca de conhecimento é sempre importante.

GRASI OLÁ TD BEM? JÁ TIVE ESSA PLANTA MAIS NÃO TENHO SORTE ELAS MORREM. QUAL É O SEGREDO? EU QUERO.POIS AMO PLANTAS DE TODA ESPECIES BJS MARA

Mara, a maioria morre por excesso de água, é o erro mais comum. Observar se a luminosidade está adequada também é fundamental.

oi, Grazi,
tudo bem?
preciso de um Help...
as formigas estão comendo minhas suculentas e deixando ninhos no hibisco... elas estão se alojando na terra dos vasos.
já usei fumo de rolo, pó de café, cravos, mas parece q nada adianta.
q faço???
Bj,
Cris blog Ciclicca

Cris, as formigas que trazem algum dano são as cortadeiras, pelo que você descreveu, suas suculentas devem estar com cochonilhas, que liberam um líquido açucarado que atraem as formigas. No caso aí, quem está fazendo o mal são as cochonilhas. Se sua receita não tiver sabão ou álcool elas não serão atingidas,a maioria delas tem uma proteção, uma espécie de cera que impede que os defensivos sejam absorvidos.

Tente uma dessas receitinhas aqui:

Para pequenos vasos: use uma solução de 50% água e 50% álcool, embeba uma escovinha macia ou cotonete e limpe toda a planta, onde estiverem as cochonilhas. Deixe 1h e depois borrife água na planta.

Ou 1 colher (café) de óleo mineral dissolvida em 1L de água. Pulverize 1x/semana. Ou 50g de sabão de coco ou caseiro dissolvido em 5L de água quente. Deixe esfriar e use 1x/semana também.

Para plantas maiores: faça uma calda de fumo de rolo (aquele pretinho, que parece uma corda). Pegue 100g de fumo, pique e deixe de molho em 1/2 L de água + 1/2 L de álcool por 15 dias e coe. Dissolva 100g de sabão neutro em 10 L de água quente, deixe esfriar e junte á mistura curtida. Pulverize 1x/semana.. Caso a infestação não seja alta, aumente a quantidade de água para 20 L. Guarde por 1 semana no máximo.

olá!! sou de ipatinga e adorei o blog. gosto mto de suculentas so n sei mante-las sempre bonitas . n sei cuidar mto bem delas. agradeço mto se me der umas dicas.
abraços
Carol

Carol, elas adoram esse calorão daí de Ipatinga, observe bem suas plantas, se estão em local com a luminosidade correta, substrato adequado e sem excesso nas regas, é fácil manter. Dê uma olhada no post sobre elas aqui.

Grasi, eu coleciono mini - cactus e tb os maiores.... tem algum fertilizante líquido para ajudar os pequenos???
Beijos Isis

Não é bom adubar excessivamente seus cactos, eles crescem muito e ficam fracos, eu prefiro torta de mamona, bem pouco (tipo uma colher de chá por vaso a cada 3 meses) ou algum fertilizante NPK granulado, como o 10-10-10. O crescimento deles é bem lento, não se preocupe.


Fiz 2 mini-jardins com suculentas, em vasos redondos e baixos, seguindo as suas indicações. Um é de interior e o outro de exterior. Ficaram lindos !
Porém, depois de prontos, surgiu uma dúvida: usei pedrinhas de mármore para decorar, por cima da terra, mas não lavei-as antes (não me lembrei...). Agora, quando rego, a água fica meio esbranquiçada antes de penetrar na terra, daí surgiu a dúvida: será que essas pedrinhas podem fazer mal às plantas ?

Pode ser bobagem, mas sou marinheira de primeira viagem, e não quero por tudo a perder.
Obrigada e um beijo,
Patrícia

Patrícia, sem problemas, elas não prejudicam em nada, essa água esbranquiçada é só no início mesmo, depois que as pedras são lavadas pela água da rega.

Oi Grasi!

Após replantar a suculenta, por meio de galhinhos, quando devo regar? Agnaldo

Agnaldo, se você deixar a estaca cicatrizar, pode molhar logo em seguida ao plantio, se não, é melhor esperar uns 2 dias.

Oi Grasi, tenho algumas suculentas, os vasos estão cheios e a terra esta muito dura e seca. Tenho que trocar e colocar substrato novo? elas são tão delicadas fico com medo das petalas soltare na hora de mudar. bjos Gil

Gil, se seus vasos estão muito cheios é legal replantar, assim você fica cheia de novas mudas e dá um up nos vasos, já que vai precisar de um novo substrato. Uma ou outra folhinha sempre quebra ou se solta, eu aproveito e planto, dá sempre pra aproveitar se ela sair em boas condições. Dê uma olhada nesse post com sugestão de uma mistura para seus vasos.


Obrigada pela visita e voltem sempre!

31 comentários:

Carine disse...

Grasi adorei as dicas, essa semana comprei minha primeira suculenta.
Me dá a sugestão de uma planta que eu possa ter dentro de casa. Quero colocar um vasinho em cima da mesa da sala de jantar, mas não sei qual escolher. Adoro plantas, mas entendo pouco delas. Minha casa é fresca, a luz na sala é indireta (através da porta) e venta bem na parte da tarde.
Beijo.

Eliane disse...

Oi, Grasi... que gostoso visitar seu blog e passear no seu jardim... estou meio sumida porque estou corrida com mudança (em menos de 1 ano já mudei de MS pra MT e de MT pra MS, de novo... rsrs).
Mas hoje tirei um tempinho pra rever as amigas de blog... rsrs... e vim aqui... e quanta surpresa agradável.
Miga, tenho várias suculentas e cactus e gostei D+++ de suas dicas... guardei todas e vou colocar em prática pra deixar minhas plantinhas mais lindas... brigada pelas informações super úteis =DD
Ah, miga, tem sorteio de 1 ano no bloguito... participa lá :-D
bjsssssssssssssss
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

Unknown disse...

gosto de suculentas
comentário perfeito

Val disse...

Oi Gra,
Adorei o post. Tô com um probleminha aqui...sabe aquele vaso que você plantou para mim? O de barro...está com uns pontinhos parecendo cochonilhas...coloquei no sol, pois estava numa janela com sombra. Fiz certo? Bjos!

Graziele disse...

Olá xará, tudo bom? Descobri seu blog hoje, li ele todinho (desde a 1ª publicação)e ADOREI. Agora descobri porque as suculentas que comprei não morreram: muita água (não sabia que elas eram da mesma família do cacto). Vou comprar outra e tentar de novo. Também tenho em casa uma Rafis (é assim que escreve?), as folhas mais velhas estão envergando o que faço? Corto os galhos? ou posso amarrar na haste?

Beijos. Grazi.

Anônimo disse...

Olá Grasi.... td bom?!!
Que bom que econtramos profissionais como vc para nos dar uma mãozinha... Parabéns pelo blog nota 1000!.... Bom minha pergunta é a seguinte:- Tem como replantar aquela parte de cima do cacto(enxerto) aquele mais bonito.... sabe? Se tiver me diga como... ok?
Desde ja agradeço .....Abraços

Sileni

Anônimo disse...

Grasi, obrigada pela resposta.

bjo
Gil

Gabriela de Araujo disse...

Oi Grasi
Que delicia este seu blog! Parabéns!
Criei uma hortinha de temperos em uma floreira grande. Coloquei cebolinha, salsinha, oregano, manjericao roxo, manjerona. Coloquei argila expandida e misturei terra com adubo. A hortinha fica na area, onde é claro, mas sem pegar muito sol. Agora o caule de quase todas as mudas tem secado, ficando marrom de baixo para cima. Você sabe o que devo fazer?
Te agradeço muito!
abraço
Gabriela

Lika disse...

Oi Grasi, estava procurando informações sobre como controlar formigas e achei o seu blog. Adorei as informações, mas ainda estou com minha dúvida e talvez você possa me ajudar. Tenho várias plantas (orquídea, árvore da felicidade, uma pequena pitangueira...) plantadas em vasos em meu apartamento. Elas estão muito bem, mas pequeninas formigas estão se instalando na terra dos vasos. Me parece que as formigas não estão danificando as plantas, mas o problema é que os vasos estão virando uma fonte das formigas que se espalham pelo apartamento. Gostaria de saber como posso acabar com as formigas sem danificar as plantas. Li algumas informações sobre conchonilhas, mas as plantas não parecem ter esse tipo de praga, só formigas mesmo. Desculpe a mensagem tão longa, mas espero que possas me ajudar. Desde já agradeço e parabéns pelo seu blog. Beijos

Sandra disse...

Olá Grasi,
sigo o seu blog há alguns dias e tenho aprendido muito contigo,acho todas as informações muito claras o objetivas.Ganhei uma muda de anturio a pobresinha setava meio judiada troquei de vaso e coloquei a misturinha de "terra" q vc ensinou!,eu queia saber em quanto tempo vou ve-la florir e quais outros cuidados preciso ter com ela? Ah! coloquei-a na sombra pq no sol ela estava ficando feia. Beijos

Grasiele disse...

Carine, quase todas as suculentas precisam de sol, pelo menos uma parte do dia. Pra dentro da sua casa, tente um antúrio(esse precisa mesmo da luz indireta) ou a zamioculca(essa é bem resistente, pau pra toda obra!).
Obrigadada pela visita!
Bjo!

Grasiele disse...

Eliane, volte sempre e qualquer coisa é só falar aqui...
Bjo!

Grasiele disse...

Waldemir, muito obrigada e volte sempre...
Bjo!

Grasiele disse...

Val, fez certo, se no local novo estiver batendo o sol da manhã é melhor ainda.
Bjo!

Grasiele disse...

Graziele, tudo bem xará e vc? Que bom que vc gostou, fico feliz demais...espero que agora vc tenha mais sorte com suas suculentas. A ráphis (do jeito q vc escreveu tbém é certo), se as folhas estiverem secando ou amarelando vc pode cortar, agora se estiverem em bom estado é natural que isso aconteça.
Bjo!

Grasiele disse...

Sileni, tem jeito de plantar sim, mas eles são muito sensíveis, morrem por qualquer excesso de água, é só encher o vasinho, com uma mistura de meia parte de terra vegetal e uma parte de areia grossa e encostar o cacto. Para firmá-lo é só colocar uns palitos de churrasco em volta e amarrar com aquela borrachinha de dinheiro. Molhe uns 3 dias depois de plantar, pra que cicatrize o corte.
Bjos!

Grasiele disse...

Sileni, obrigada pelo carinho!

Anônimo disse...

Grasi, agradeço de coração pelas dicas e respostas... continuarei visitando teu blog....Um grande abraço!!

Sileni

Grasiele disse...

Gabriela, muito obrigada! Sua jardineira é bem grande? Pq são muitas ervas num lugar só, pra quem tá começando é bom separar ou plantar no máximo duas por vaso. E o sol é essencial, pelo menos umas 4 a 5h diárias, sem ele elas morrem mesmo. Pela descrição do caule, podem ser fungos, que combinados com água e falta de sol, apareceram na sua hortinha. Mude a floreira de lugar e cuidado nas regas, deixe o solo secar levemente antes de molhar novamente.
Bjo!

Grasiele disse...

Camila, que bom que vc gostou do blog! E muito obrigada! É normal essas formigas aparecerem, realmente elas não causam dano ás plantas, mas incomodam um pouco. Tente colocar borra de café(sem açúcar) sobre a terra dos vasos, tem tbém um gergelim preto que tbém espanta formigas, espalhe próximo dos vasos, pelo caminho onde elas andam. Não aconselho nada tóxico pq devem ser poucas plantas pelo q vc disse, e tbém vc está num apto. Tente e me conte depois se deu certo!
Abraço!

Sandra disse...

Oi Grasi,
Recebi seu recadinho e aguardo ansiosa por sua postagem.BEIJOS e obrigado!

Cristiane Iannacconi disse...

Valeu, Grasi!!!

Larissa disse...

Ah, eu adoro suculentas, Grasi! são mais facinhas de cuidar e ficam charmosas... trazem verdinho pra dentro de casa! Bjos!

Eliza disse...

Grasi,
É a primeira vez que visito seu blog e adoreeeeeei!!! Amo plantas, tenho várias suculentas e tirei muitas dúvidas. Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Bjkasds.

CACTOS E SUCULENTAS disse...

Oi,Grasi amei seu blog...eu tenho várias suculenta,e sou xonada em plantas em geral.Eu gostaria de ter uma informação sobre a minha suculenta,as folhas da base dela está secando e soltando e ela só cresce para cima,eu não sei o nome dela!!!mas,tem como vc me ajudar??

Érika disse...

Boa tarde Grasi!
Primeiramente, é um prazer encontrá-la na "net" e ter a oportunidade de compartilhar desse espaço com vocês. Em segundo lugar, gostaria de dizer que sou amante e colecionadora de cactos e suculentas a muitos anos e devo ter quase cinquenta deles!
Mudei-me recentemente para uma kitinete com uma enorme varanda e posso sentir a "alegria" de todos com a respectiva "liberdade" e maior contato com a luz solar, ar puro e até uns chuviscos, mas, por outro lado, ando muito preocupada com a quantidade de formigas alojadas nos vasos.
Noto que elas preferem os vasos das bromélias, mas migram para os vasos dos cactos e "passeiam" também pelos das suculentas. O que devo fazer nesse caso em sua opinião?
Alguma receita?
Alguma dica?
Obs.: Troquei meu lindo Cereus Monstruoso para um vaso maior a cerca de um mês e me assustei muito com a quantidade delas que saiu de entre as raízes.
O que você acha disso tudo a partir de sua experiência?
A paz, muito obrigada e ótima semana!
Érika - Brasília/DF

Anônimo disse...

Gostaria de saber se podemos cultiva-las em vidros, ou seja, jarros sem furos.. por quanto tempo?
obrigada!
Sandra

junia_ka disse...

Grasi,
Minha nova paixão são as suculentas. Estou apaixonada por elas e já fiz vários vasinhos. Estou com várias dúvidas e vou recorrer a você! rsrr
Pois bem, minhas suculentas estão no quintal, onde não bate sol direto nas plantas mas é bastante claro. Por estar no quintal, estou com medo das chuvas. Elas podem pegar chuva sem problemas ou é melhor eu fazer uma cobertura??? Outra coisa, depois de plantá-las, quanto tempo devo ficar sem regar?? Abraço

Anônimo disse...

como e o nome dessas duas??

Nathalia S. C. disse...

Boa tarde, no meu escritório foi feito um painel vertical de suculentas.. o painel fica proximo a porta de vidro sempre bem iluminado, porém não tem raios do sol diretamente nelas. faz 3 semanas que está instalado aqui, mas por causa do ar condicionado do local, parece q a terra está sempre muito seca, então começamos a aguar ela 3x por semana..

Hoje estava olhando elas, e percebi que estão com algumas folhas amareladas ou secas. mas as folhas de cima estão verdinhas..

Estamos com medo de acabar morrendo as plantas.. pode me dar alguma dica? água demais, terra seca demais... ?

Obs.: A terra foi comprada em um viveiro, própria para esse plantio..

Obrigada

Grasiele disse...

Nathalia, a grande maioria das suculentas precisam de sol direto, no mínimo o sol da manhã. O ar condicionado também não é bom pra elas. A tendência é que elas fiquem estioladas, crescem muito no comprimento, mas fracas e muito susceptíveis a pragas e doenças. molhar 3x por semana num ambiente assim é muita água pra elas. Acho que uma solução seria trocá-lo de lugar, se fosse possível ou plantar samambaias, elas se adaptariam muito mais nesse ambiente. Boa sorte!