sexta-feira, 1 de abril de 2011

Antúrios

Eu sou uma pessoa naturalmente curiosa por plantas, tenho fases de paixão por suculentas, por plantas pendentes, por samambaias...entre outras. Atualmente estou na fase antúrios, tentando descobrir os segredos pra ter uma floração exuberante.

Eis que trabalhando (eu ando pela cidade toda, fazendo vistorias, implantando jardins em praças e escolas), vejo duas pessoas especialistas no cultivo de antúrios, como se pode ver pelas fotos...eu na minha curiosidade, pedi pra fotografar, pedi mudas, essas coisas que todo apaixonado por plantas faz.

As primeiras fotos (da flor lá em cima e desse caminho bordado de vasos) são da Romilda, esses vasos estão no trabalho dela, na entrada da sala. Perguntei o segredo e ela disse que não faz nada de mais, mas que capricha na mistura de terra, misturando terra vegetal, um adubo, pelo que eu observei, uma mistura rica em matéria orgânica.

Eu não resisti e pedi uma muda, ela trouxe um vaso já enraizado e florindo, que eu espero ficar lindo como os dela.

Já esses outros aqui embaixo são da Fernanda, vizinha aqui do meu trabalho, que tem um jardim lindo, que eu era louca pra conhecer a dona! Um dia eu passei, ela estava cuidando das plantas, nós começamos uma conversa de comadres, pedi muda aqui, troca mudas ali, eu ganhei muda de antúrios de tudo que é cor, e agora estou contando os dias pra elas florescerem.

A Fernanda já tem um segredinho: usa um adubo para floração em orquídeas, desses de dissolver na água das regas, segundo ela, vem numa caixinha, mas não lembrou a marca (todos os adubos para floração são ricos em fósforo), é só lembrar do NPK, o número do meio, nesse caso, é maior, vem em maior concentração.

Agradeço muito a todas duas, pelas mudas, pela simpatia e pela doação. E cada vez mais eu me convenço que pessoas que gostam de plantas, são, como eu diria...mais leves, sensíveis e bem humoradas... Eu pelo menos, não gasto com terapia, quando eu fico brava, estressada no trabalho... é só mexer com a terra que eu esqueço tudo!

No meio dessa busca, recebi esse comentário da Dinha (da Dinha Artesanatos):

Olá Grasi,
sigo o seu blog há alguns dias e tenho aprendido muito contigo,acho todas as informações muito claras o objetivas.Ganhei uma muda de anturio a pobresinha setava meio judiada troquei de vaso e coloquei a misturinha de "terra" q vc ensinou!,eu queia saber em quanto tempo vou ve-la florir e quais outros cuidados preciso ter com ela? Ah! coloquei-a na sombra pq no sol ela estava ficando feia. Beijos

Dinha, você viu aqui que eu também sou iniciante no cultivo de antúrios, mas, pra florir, geralmente é só com a planta adulta ou quase, na transição entre fase jovem e adulta), então, se a muda saiu de uma planta adulta, está num bom substrato, não leva mais que um ano para as primeiras flores.

Com minhas mudas eu tenho usado essa mistura:

1 parte de terra comum

1 parte de fibra de coco

Meia parte de terra vegetal

Meia parte de esterco de curral bem curtido

Essa mistura aqui não é obrigatória, o antúrio se adapta bem em qualquer mistura rica em matéria orgânica (com terra vegetal, húmus de minhoca, farinha de ossos), é bom que seja leve e não fique compacta.

Um dos meus vasos estava uma touceira bem cheia, comprei já assim na floricultura, já tinha florescido, então, retirei o excesso de brotações (fiz outros dois vasos), isso é importante para que a planta mãe forme uma touceira forte e floresça mais.

Quando o vaso está bem cheio, com muitas raízes expostas e crescendo meio desordenado é hora de separar as mudas (cortando as partes que sobem), separe a touceira e replante a planta principal, deixando todas as raízes expostas cobertas pela mistura de terra, sem deixar aquele caule exposto, enterre-o para que novas raízes se desenvolvam.

É bom lembrar, antúrios preferem clima quente e úmido, um ambiente em meia sombra. Nas horas mais quentes, borrife água nas folhas. O ideal é bastante claridade, sem sol forte direto, que causa queimadura nas folhas.

A cada 2 meses, dê uma olhada na terra, afofe levemente e use um adubo orgânico, como a farinha de ossos, húmus de minhoca, misture com a terra e regue em seguida. Cuidado com adubos inorgânicos granulados, o ideal é usar um NPK que seja dissolvido na água das regas e sempre usado na recomendação do fabricante.

O solo deve estar sempre levemente úmido, sem encharcamento, uma boa rega a cada 3 dias é suficiente.

Espero ter ajudado e vou contando aqui como estão minhas mudas...

Bjos!

PS: o que nós chamamos de flor no antúrio é, na verdade, uma folha modificada, na verdade as flores do antúrio são minusculas e estão nessa ''espiga'' central.

19 comentários:

Maria Luiza disse...

Muito esclarecedor esse seu post. Tenho um antúrio no vaso, mas ele pouco florece apesar de já ter trocado para um vaso maio. Ele já está cheio de mudas, Então devo retirá-las e plantá-las em outro vaso? Esse que vc postou estão maravilhosos e tão saudáveis? O meu tem os talos tão altos, por que será? Lindo post! Parabéns!

Valéria disse...

Gra,

Lindo o post...como vc!

Bjos!

Diana L. Ramos disse...

OLá!!!Além de gostar de suculentas, cactos , jasmins etc,amo os antúrios e tenho me esforçado para que o meu que está cheio de folhinhas brotando suporte o calor intenso que faz aqui em Recife.lendo o que escreveu acabei de descobrir o que ele precisa....vou colocar mais terra com adubo no vaso e molhar as folhinhas (borrifar água) pois, elas estão secando nas pontas com o calor, já que não levam sol direto.
Valeu o post!

Grasiele disse...

Maria Luiza, muito obrigada! O excesso de brotações interfere no florescimento, o melhor é dividir a touceira, pq são muitas mudas, raízes que não alcançam o substrato, muita energia que a planta meio que 'joga fora'. Você pode ver pelas fotos, que as meninas retiram todas as mudas, e sempre replantam qdo estão altos, cobrindo esse talo comprido até onde começam as folhas, aí surgirão novas raízes.
Bjo!

Grasiele disse...

Val, obrigada pelo linda!

Bjo!

Grasiele disse...

Diana, mude a terra do vaso e replante-os, isso vai ajudar muito. E borrifar tbém, já que sua terra é bem quente.
Boa sorte! Bjo!

dinha artesanatos disse...

Querida,
Amei seu post,fiquei maravilhada com tantos antirios maravilhosos,e aprendi muito com tudo que vc postou,fofei a tera e coloque um pouco da misturinha que vc ensinou junto com um poquinho de adubo,notei que saiu uma nova folha mais viçosa...ela esta com coloração mais forte a aste mais grossa fico ansiosa para ve-la florir a minha é da cor vermelha e assim que florir lhe mando uma foto,ok?muito obrigado pelos esclarecimentos,beijos Sandra(Dinha).

jardim da lena disse...

lindo,lindo amei estou tentando colecionar atúrios no momento está um pouco dificil pois moro em Roraima e o preço chega aqui nas floriculturas por 70,00 reais e só custuma chegar as cores vermelha, rosa,e branco como faço para conseguir as outras cores?

jardim da lena disse...

Parabéns amei lindo,lindo

sonia pereira disse...

Olá. Tenho um anturium de flor branca que está num sitio que apanha sol todo o dia, muito quente, Tem as folhas caidas e não dá flor. nao desenvolve. tenho outro de flor vermelha no mesmo sitio que está muito bonito verdinho e tem 2 flores. o que se passa com o da flor branca? que deverei fazer?
obg. sonia pereira

Grasiele disse...

Lena, aqui em MG também é muito caro, mas dá pra encontrar muitas cores. O IAC em Campinas comercializa mudas de diversas cores. Dê uma olhada no site:www.iac.br e busque por anturio.
Bjo!

Grasiele disse...

Sônia, pelo que vc descreveu, o de flor vermelha deve estar num local mais sombreado, por isso está indo bem. Antúrios não gostam de sol forte direto, e sim de locais frescos, com bastante claridade, embaixo de uma árvore poe exemplo. Troque seu antúrio branco de local.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Você vende e troca mudas?

Grasiele disse...

Anônimo, eu não vendo , nem troco, esses antúrios da foto não são meus. Estou começando uma coleção ainda, eu ganhei mudas desses das fotos, que estão começando a florescer agora.
Abraço!

ANDREIA CALDEIRA disse...

tenho varios anturios super bem cuidados lindos e saudaveis mas nunca dao flores ja tentei de tudo, adubo,trocar de substrato,vaso maior,adubo para flores,mesmo assim nada de flor queria muito uma florzinha ao menos

Eliane Ribeiro disse...

olá
Comprei um antúrio florido há um tempo atrás. Coloquei farinha de osso na terra. Ele estava indo muito bem, maravilhoso.Vigiando sempre percebi umas mosquinhas na terra (adubos como farinha de osso etc, facilitam o surgimento de larvas e pulgões. Até que eu encontrei um dia larvas na terra. Imediatamente eu troquei a terra e limpei as raizes. Eu coloquei a terra de substrato somente porque era a unica que eu tinha. O antúrio sentiu toda mudança, as folhas mancharam, mas está brotando e em pé. Encontrei ess site maravilhoso:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_270605.shtml?func=1&pag=0&fnt=9pt. Dá receitas naturais contra pulgões. Eu vou seguir suas dicas para a mistura da terra e seguir umas receitas contras as pragas. Muito obrigada

Anônimo disse...

também sou apaixonado por anturios tenho de várias cores parabéns que a harmonia seja uma constante em sua vida

Vera Silveira disse...

Grasi, como faço para meus anturios darem flor, e como faço para tranplantar os que compro, qual é a mistura mais correta.
Obrigada,
Vera

Vera Silveira disse...

Oi Grasei, como faço para meus anturios darem flor e qual a mistura correta para eles?
Obrigada,
Vera