quinta-feira, 19 de março de 2009

Horta em vasos II - Cuidados básicos

A hortinha não vai dar trabalho nenhum, no máximo alguns minutinhos por dia, caso seja necessário regar.

Regue sempre no início da manhã ou no final da tarde, nunca sob o sol forte. Para saber se é necessário regar: sinta a umidade do substrato com os dedos ou finque um palito de churrasco no vaso, espere alguns minutos e retire. Se o palito ficar com terra grudada e úmido, não molhe, se sair seco e limpo, precisa de rega.

No geral, todos os dias no verão e dia sim dia não no inverno. Em locais muito quentes e em vasos de cerâmica as plantas secam mais rápido, é só observar mesmo.

Nunca, nunca mesmo deixe seu vaso encharcado e evite molhar folhas que tenham pêlos (como a sálvia), molhe só o substrato.

Deixe seus vasos tomarem pelo menos 4h diárias de sol, o da manhã é ideal. Não é sol que passa pelo vidro, é sol direto mesmo. Senão as mudas crescerão fracas, e começam a curvar para baixo.

Observe sempre seus vasinhos, retire folhas secas e matinhos, verifique se precisam de tutores, proteja do vento forte. Se estiverem numa varanda de apartamento, por exemplo, uma cortina de plástico transparente na sacada ajuda muito.

Até as pragas, quando estão começando a atacar, podem ser retiradas manualmente (depois da infestação é necessário algum produto natural para controlá-las ou trocar a muda).

Uma vez por mês, revolva a terra com ancinho de jardinagem, só superficialmente, com muito cuidado por causa das raízes.

A cada 40 dias, adube com húmus de minhoca, umas 2 colheres (sopa) bem cheias por planta, coloque sobre a terra revolvida, mexa um pouquinho e regue. Pode usar também uma mistura em partes iguais de farinha de osso e torta de mamona, 1 colher(sopa) para cada 4 plantas, só use em canteiros onde cães não tenham acesso.

Sempre faça podas com uma tesoura afiada, os galhinhos mal formados e secos, as flores do manjericão, que canalizam para elas todo o aroma das folhas, devem ser retirados.

Não tenha pena, a poda ajuda as plantas a crescerem mais fortes e estimula o crescimento de novos galhos. Quanto mais você colhe, mais brotações novas aparecerão.

Identifique seus temperos com plaquinhas ou vasos com o nome da planta pra evitar confusões, como minha prima que colocou boldo no quibe (aquele famoso da ressaca, bem amargo), ao invés de hortelã-pimenta.

Fica um charme e no mercado há ótimas opções que deixam sua horta mais bonita ainda!

18 comentários:

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Grasi, passei pra ler seus ensinamentos que smepre são de grande valia, tenho uma jardineira com temperinhos tb, salvia, salsa e cebolinha, plantei um manjericão na ponta recentemente. Em outro vaso tenho alecrim.
Dá pro tempero básico de domingo hehhe, só cozinho aos domingos.
Mas prefiro as suculentas hehhehehe bjs Leila

Raquel Diniz disse...

euu sumidaaaa?? que isso?! huahuauah
ahh eh. cansei daquela fotoo.. mas eu sou novinha.. ahuahua (Aquela neh..convencida^^)
prometo passar mais vezes..
^^

Unknown disse...

Oi Grasi, fiz dois vasos com temperos, um alecrim e tomilho (este morreu quase todo, só sobrou um raminho) e outro com manjericão e sálvia que estão crescendo mto bem mas as folhas novas do manjericão estão nascendo engruvinhadas, já tirei pra ver se as próximas nasciam bem mas não adiantou. O que eu faço?

Bjos e parabéns pelo lindo blog!

Anônimo disse...

Oi Grasi,a lavanda só pega de galho ou esmente tbém? Quero muito uma lavandinha aqui em casa!
beijão!
Su

Anônimo disse...

Oi grazi,
Assim fica facinho facinho...
Obrigada pelas dicas sempre muito valiosas.
Beijos querida

Grasiele disse...

Bruxinha, eu tbém prefiro...hehehe
São mais fáceis ainda de cuidar!

Kell, continuo achando vc novinha! Mas na outra foto não via seu rosto! Conta depois seu segredo...hahaha

Eva, esse manjericão deve ter sido atacado por cigarrinhas, que liberam uma toxina que faz isso ou estar com vírus.
Tente outra muda, vai ser mais fácil. Muito obrigada pelo carinho e volte sempre!

Su, pega de semente também, eu até estou com um em casa pra plantar. Que bom que vc voltou! Eba!

Nívea querida, por nada! E qualquer coisa, já sabe...é só falar! Estou preparando um post pra vc das flores que aguentam solão...

Beijão!

Anônimo disse...

Oi Grasi,
Tá ótimo. Venho conferir todos os dias. obrigada.
Beijos e ótimo final de semana.

Criative-se disse...

Acompanhei o outro post e pulei direto para esse. Adorei as dicas e, principalmente, o cuidado com os detalhes e a informação. Como se fossemos todos, leitores, plantinhas a cuidar com carinho. Já estou seguindo as dicas. Adoro plantas, vasos, flores, mas sempre me achei desprovida da capacidade de fazê-las felizes. Agora - confesso - estou achando mais fácil. E me sinto feliz por conseguir. Seus toques têm sido fundamentais. bjs. Veronica

Grasiele disse...

Veronica do criative-se, que bom que vc mudou de opinião depois de ler os posts! Fiquei feliz!´
Elas só pedem mesmo um pouquinho de atenção, todo mundo pode!
Bjos!

Tere Marques disse...

Grasi parabéns pelo blog, adoreiiiiiiiiii e ja virei seguidora..kkkk
Estou começando agora a fazer um jardim em minha casa, comecei esta semana com algumas mudas de manjericão, alecrim e arruda e suas dicas foram valiosas, pis não entendo muito de jardinagem. rsrs
Bjokas

grasiele disse...

Tere, muito obrigada pela visita! E que bom que vai voltar sempre!
Se precisar de ajuda no seu jardim...estamos aqui!
Bjos!

Manu disse...

Oi, Grasi! Tudo bem?
Encontrei seu blog por acaso e me deparei com esse post. Essas dicas para as hortas servem tbm pra plantas com flores?
Eu comprei um vaso de flores num supermercado, e elas estão morrendo. São begonias (que por sinal, são as que ilustram o post). Eu preciso trocar o adubo? Elas estão com as flores e folhas queimadas, e já não sei se molho a planta inteira, se molho só a terra, se não molho, se levo pro sol... ñ sei o que fazer! Podes me ajudar?

Bruna disse...

Ei, Grasi, o seu blog é ótimo. Parabéns! Eu plantei umas mudas de orégano, manjericão, salsa e cebolinha em uma jardineira, há uns 4 meses mas noto que elas não estão crescendo. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo adubar e a partir de quanto tempo posso colher. A rega está sendo feita dia sim, dia não. Também tenho uma hortelã que noto que um período do dia fica murchinha e caída. Estou regando junto com a jardineira. Será que não estou cuidando direito delas? Obrigada por disponibilizar todas essas informações valiosíssimas em seu blog. É de grande utilidade também para pessoas que, como eu, não tem conhecimento do assunto. Beijos

Unknown disse...

Oi Grasi,encontrei o lugar certo,estou começando a formar minha horta e jardim, estou encontrando ótimas dicas.
Muito obrigada em compartilhar.
Beijos e sucesso

dayene mari disse...

Oi Grasi!
Vi que vc entende muito e tem uma maneira muito clara e fácil de explicar os manejos com as plantas... Estou precisando de uma ajuda urgente... Meu manjericão está ficando com as folhas amarelas e não consigo reverter... o que poderá ser?
Obrigada pela atenção! Beijos Day

Rê Cromwell disse...

OI Grasi!!! Gostei muito do seu blog e me identifiquei tb com o "Amo borboletas e flores, e tudo que deixa a vida mais alegre e colorida!" :)
Então, tenho um vaso com duas mudas de manjericão e uma de majericão roxo, estão muito bonitas e crescendo entetanto, em algumas folhas do manjericão normal, aprece uma mancha meio cinza...o que ? como se trata, eu fico retirando. é o certo?

T.EsteveS disse...

Olá Grasi, acabei de comprar uma muda de manjericão, e estou hiper feliz, mas tenho dúvidas de quando que posso tirar umas folhinhas para meu tempero, existe alguma dica para de tamanho e o momento certo? Beijinho e entrei hj no seu blog e já gostei! Sucesso!!!

T.EsteveS disse...

Olá Grasi, acabei de comprar uma muda de manjericão e estou hiper feliz!!!... so que tenho uma dúvida... quando posso tirar umas folhinhas para utilizar? Existe alguma regra para não prejudicar minha plantinha?? Amei seu blog!!!! beijo:)