Já que a Lucimara ensinou a pintar vasinhos, eu vou falar um pouquinho de como cuidar deles.
Em tempos de espaços menores, e sem cobertura natural, formar um jardim com vasos está ficando cada dia mais comum.
Tinha pensado num post geral sobre vasos, mas como iria ficar muito grande. Hoje eu começo com irrigação, e depois vamos conversando até forrações e vasos mix.
A irrigação é um dos fatores mais importantes pra manter as plantas bem cuidadas. Elas morrem muito mais pelo excesso de água que pela falta.
Aqui vão algumas dicas antes de regar seus vasos:
- Não tenha medo de sujar as unhas! A umidade do substrato deve ser sentida com a ponta dos dedos, observe se é mesmo necessário regar. Faça isso pela manhã ou fim da tarde. Sem exageros na quantidade de água, regue apenas até sentir toda a superfície úmida por igual.
- O teste do palito de churrasco também dá certo. Espete no vaso metade de um palito e espere de 30 a 40 min. Se ele sair limpinho e seco, pode regar. Se sair úmido e com terra grudada, espere um pouco mais.
- Algumas espécies gostam de um ambiente úmido, nos dias quentes pulverize água nas samambaias, avencas, chifres-de-veado, lírios-da-paz, antúrios ( não molhe as flores).
- Nunca use pulverizadores para molhar cactos e suculentas, para não criar um ambiente úmido em volta da planta e favorecer o desenvolvimento de fungos.
No próximo post eu vou falar sobre luminosidade, outro fator crucial para plantas em vaso, principalmente as de interior.
Beijos!
9 comentários:
Oi Grasi, que bom essas tuas orientações, adorei. Sabes eu já tenho mais ou menos umas 80 suculentas e as vezes ainda erro na quantidade de agua, mas estou aprendendo a cada dia, elas viraram minha paixão. Tenho outras plantas tb todas em vasos pois moro em apto. Se quiser dar uma olhada no meu blog vou ficar mto feliz. Vou seguir sempre tuas dicas que sõ muito legais . bjs Leila
Oi Grasi.
Vim aprender como regar minhas plantinhas, rs. Obrigada pelas dicas, amei.
Beijinhos e boa semana!
Oi Grasi, regas...realmente um assunto muito importante. E tenho que confessar que sou um pouco relaxada neste aspecto, talvez por isso goste tanto de orquídeas, suculentas e caqtos, pois necessitam de menos água. Porque as minhas violetas tadinhas.... bjs
Muito bem Grasi,
Você aprende lá e eu aprendo aqui.
Nosso projeto a 4 mãos vai sair mesmo. Passei todas as informações que você me deu para minhas clientes do restaurante, mas elas não abrem mão dos vasinhos com temperos, estão dispostas a tirar da parede e a colocá-los no sol todos os dias um pouquinho.
Gostei demais do post e passei seu blog para minhas clientes.
A gente vai se falando.
Bjs
Lucimara Scomparim
Grasi tem selinho pra vc no meu blog, hehhehehh
Ganhei meu primeiro selinho. bjssss Leila
Mandou bem. Mas esperar meia hora para ver o palito... prefiro sujar as unhas mesmo!
Beijos,
Elena sem H
Que legal, amei as dicas e olha q a do palito eu nem me lembrava!
Ei posso falar do teu post das xicaras no meu bloguinho??
bisous
Bruxinha, passei lá pra conhecer seu cantinho! Muito legal, mais uma que adora as suculentas! E muito obrigada pelo selinho!
Rose, por nada, querida! E volte sempre! Boa semana pra vc tbém!
Ana Paula, eu gosto mais destas tbém! São mais fáceis de cuidar e não precisa muuuuita observação!
Lucimara, que bom! Estou imaginando que vai ficar lindinho mesmo! Colocando no sol todos os dias, dá até pra pensar em outras sugestões...te falo depois então!
Elena, como está vc? Sabe que eu tbém prefiro? É muita energia, melhora tudo!
Cacau, é claro que pode! Nem precisava avisar! Vc é de casa!
Beijão!
Grasi ,
amo plantas em especial orquideas
quero saber como cultiva-las dentro de casa ou cozinha
já que meu espaço e bem pequeno
meu end.: verisssimooli@ig.com.br
Postar um comentário