quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Luz para seus vasos!

(foto: Revista Casa e Jardim)

Não tem jeito! Plantas precisam mesmo , na sua grande maioria de uma boa luminosidade. Sem ela é impossível que a planta realize seu metabolismo.

Colocar uma planta que precisa de sol, dentro de casa e longe de uma fonte de luz natural é o mesmo que matá-la lentamente. A planta continua bonita por um tempo, mas depois definha até morrer. É fácil perceber os sinais de que a planta está sentindo falta de luz:


  • As folhas ficam mais escuras e sem brilho.
  • Raramente saem folhas novas e, quando saem são maiores e de espessura mais fina.
  • Ocorre desfolha, ao simples toque as folhas caem ( principalmente folhas pequenas).
  • caso seja uma planta florífera: os botões caem antes de abrir, as flores nunca aparecem ou saem muito pequenas.


Caso note algum dos sintomas que eu citei acima num vaso da sua casa, faça o seguinte:

Se tiver quintal, leve o vaso para fora num local com um pouco mais de luz, observe a resposta que a planta vai dar ( se está melhorando o aspecto, com brilho nas folhas...), somente aos poucos aumente a quantidade de luz, caso seja necessário.

E deixe tomar banho de chuva, é ótimo!

Se você mora em apartamento, não há muito o que fazer, mas tente mudar sua planta para locais mais próximos a janelas e portas que entrem bastante luz. Para floríferas, no máximo até 1m de distância, árvores ou folhagens, no máximo 3m, vai depender da planta.

Esses são erros comuns, que eu já cansei de ver por aí...

  • Suculentas não foram feitas para jardins internos, banheiros ou qualquer lugar úmido e escuro. o mesmo vale para cactos.
  • Ficus ficam lindos em vasos, mas dentro de casa, numa sala fechada e escura ficam feios rapidinho.
  • Frutíferas em vaso são só para áreas externas ou varandas bem ensolaradas.
  • Quase toda planta precisa de um ar renovado diariamente, tire seu vaso do ar condicionado ( se for fácil manuseá-lo) e deixe-o tomar uma ''fresca'' na janela.


Antes de comprar uma planta procure informações sobre ela, pergunte nome, jogue no Google, peça ajuda ao jardineiro, tire uma foto e mande pra mim...hehehe. Seja lá o que for, veja se o local que ela vai ficar tem a luz adequada.

Essas plantas aqui dessa listinha são boas para interior, e eu já falei sobre elas:

Zamioculca

Lírio-da-paz

Palmeira Rápis

No próximo post, vamos falar sobre adubação!

Beijos!

14 comentários:

BRUXINHA disse...

Adoro vc! Me ensina tudinho sobre as plantinhas hehehhehehe.
Continue sempre, bjs Leila

Cacau disse...

Menina linda eu fiz o post e to falando do teu Blog lá, viu?

Até consegui mais umas fotinhos com uma moça suéca, veja lá!

Tks tks muito tks!
bisous

Taty e Ana disse...

Engraçado ler este post hoje, eu caminhando em meio a Mata Atlantica vi uma planta similar a bromélia que tenho em casa, num local com meia iluminação, e eu cá, coloquei minha bromélia no sol, suas flores perderam a cor...e estão apodrecendo!
Eita ignorancia minha, agora ela está junto as orquideas, acho que mais feliz!

Priscilla Paggiaro Gutierrez disse...

Grasi, que coisa incrível! Ontem mesmo copiei esta foto da C&J para mostrar a um amigo/vizinho a idéia de compor vasos em diferentes formatos e cores, eu adoro! Seu blog é uma delícia, adoro passear por aqui!

Ana Paula disse...

Oi Grasi: Acabei de fazer um telhado para minhas orquídeas e já estou um pouco arrependida, porém se vc olhasse meu espaço, ficaria com pena das minhas plantas, pois é bem pequeno e na época do verão bate sol a pino bem no horário crítico, 11:00 as 14:00, então chamei um marceneiro, comprei um aluminet e mãos a obra. Mas estou meio que na dúvida se elas vão se adaptar a sombrinha. Mas como orquídea é uma plantinha enjoada e meio fresca, vou esperar um pouquinho pra ver a adaptação delas. Mas realmente luz é muito importante, o difícil é acertar na quantidade de luz e não queimar as pobrezinhas, hehehehhe. bjs.

Eliene Vila Nova disse...

Oi Grasiela é a primeira vez que venho aqui e simplesmente amei, a gente ver que você realmente ama o que faz.
virei frequentadora, adoro plantas e tenho umas poucas na varanda da minha casa, como não tenho quintal gostaria de ter plantas frutívferas, vo^cê bem que poderia dar umas dicas sobre quais tipos cultivar em vasos,bjs
e voltarei sempre

Jack Badaró disse...

Iniciamos nossa idéia de expor os produtos de fabricação própria através do Blog Atelier do Ferro http://atelierdoferro.blogspot.com, sendo nosso grande diferencial o conceito e a criatividade na criação de nossos produtos sendo como principal matéria prima o ferro.
Vamos interagir e trocar idéias, adoraria ter seu site fazendo parte da nossa história
Email – Jack.badaro@gmail.com

Taty e Ana disse...

Grasi, deixa eu te perguntar...eu fiz as estufas com garrafas plasticas, plantei minhas estacas de brinco de princesa...elas têm poucas folhas e alguns botões...mas qdo eu sei que posso passá-las para um vaso? tirar da estufa!
outras estufas pegaram bolor e foi a planta com tudo!
beijos

Patrícia disse...

Oi Grasi!
Adorei seu blog! E descobri pq meu fícus está perdendo as folhas... é uma pena... mas vou ter q acabar colocando ele p rua.
Bjos

Grasiele disse...

Bruxinha, vc é uma ótima aprendiz, seus vasos estão lindinhos!

Cacau, passei lá, seu post tá ótimo! E obrigada pelo carinho!

Taty e Ana, vc está certinha! P~róxima das orquídeas, a bromélia tem um ambiente próximo do ideal para ela, observando e aprendendo! É assim que se cuida de plantas! Parabéns!

Pri, êta sintonia essa nossa menina!

Ana Paula, as daqui de casa estão assim tbém, tivemos que tirar metade do telado pra aumentar a garagem. É bom observar mesmo e ver se estão se adaptando, o aspecto das folhas, como está a floração, daí vc vai mudando de lugar.

Eliene, muito obrigada pelo e carinho, e volte sempre mesmo! Tá anotado aqui, mas faz um tempinho já que estou planejando esse post.

Bjão!

Grasiele disse...

Taty e Ana, também faço minhas estacas assim, como eu moro num local muito quente, tiro assim que começam a brotar, pra não acumular muita umidade e dar fungos, como eu acredito que foi o seu caso.
Esse assunto dá bastante dúvidas mesmo, vou fazer um post sobre isso aqui e explico direitinho.
Mas pq suas estacas tem botões, é isso mesmo q eu entendi?
Sempre q for fazer estacas evite pegar ramos com botões, eles funcionam como drenos de energia, e isso influencia na hora do enraizamento.
Mas deixa estar...depois explico melhor!
Bjo!

Grasiele disse...

Patrícia, com o meu aconteceu o mesmo qdo foi árvore de Natal na sala de casa. De uns anos pra cá, eu aboli isso, ele mora só no quintal agora...hehehe

Bjos!

Taty e Ana disse...

Uma loucura, não. Também fiquei pasma com os botões, mas eles simplesmente nasceram junto com as folhas!
Eu até abri as estufas, mas logo a plantinha muchou. Tenho medo de tirá-la e ela morrer!
Bom, mas os botões sairam em todas estufas..achei que era noraml!
risos, ficarei esperando o post sobre as estufas!
AH! e logo mando as fotos de minhas lindas plantinhas, eu tenho um monte de dúvidas, mas vou deixar para os próximos...já me sinto em casa!

crrossi disse...

olá Grasi... sou nova por aqui... gostei muito do seu jeito de escrever... parece que estamos conversando pessoalmente... amo plantas... geral... e agora estou me atrevendo a cultivar bonsais... mas não sei nada ainda... apenas sigo minha intuição e dicas de sites que pesquiso... gostaria de sugerir a vc que faça um post sobre o assunto... e se tiver dicas serão muitíssimo bem vindas... um abraço...