quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Como retirar mudas de cactos e suculentas


Desculpem o meu sumiço, mas estou voltando aos pouquinhos...como não poderia deixar de ser, volto eu com meu assunto preferido.

Podem falar se eu estiver sendo repetitiva e falando tudo que vocês estão cansadas de saber...hehehe. Sempre surgem dúvidas sobre a forma de retirar mudas.

Para cactos globosos (esses que tem a forma arredondada e vão saindo bolinhas em volta):

Com luvas de couro (não se esqueçam!), retire as bolinhas (filhotes), deixe-as descansar para que o corte cicatrize por 2 dias.
Procure sempre retirar os mais desenvolvidos, alguns já começam a enraizar na planta-mãe.


Plante normalmente, numa mistura arenosa, eu uso partes iguais de terra comum, composto orgânico e areia de construção (evite usar aquela bem fininha).

Para cactos de segmentos(vão se formando de 'pedaços' que brotam um no outro):

Retire um segmento e deixe cicatrizar 2 dias.


Plante da mesma forma que os cactos globosos.

Para suculentas (estaca comum ou estaca foliar):



Retire uma estaca (galhinho pequeno) com uma tesoura de poda ou folhinhas bem desenvolvidas e sem danos (devem ser retiradas com as mãos). Deixe cicatrizar 2 dias.


Daí é só plantar normalmente, só retire as folhas baixeiras do galhinho.


Só uma última dica, pra evitar espinhos na mão (já passei muito por isso...) sempre que for replantar um cacto globoso, enrole uma tira de jornal dobrado em volta, fica fácil e bem seguro.

49 comentários:

Assucena Tupiassú disse...

Oi Grasi,
Obrigada pela mensagem.
Achei muito interessante e didático o seu blog, parabens.
Também adoro suculentas.
Beijo
Assucena

Giseli Valente disse...

Grasi, saudades de seus posts sobre plantas, ainda mais cactos e suculentas, não está nada repetitivo amei!!! Beijos

Anônimo disse...

Zizi, adorei o blog muito bem continue asim...
As suas plantas são lindas,e duram muito tempo e elas são resistente...
xauu.


beijos


Inara

DOIDINHA DA SILVA disse...

Uma pergunta...
Num lugar úmido, posso deixar minhas suculentas e cactos ?
Minha sala do escritório é meio úmida...

Mudando de assunto :
Passa lá no meu Blog INVENTADEIRA DE MODA para participar de uma "promoção" !

Grasiele disse...

Assucena, fiquei felicíssima com sua visita! Muito obrigada!
Vc que entende tanto de paisagismo e jardinagem,elogiar o blog é muito bom!
Bjo!

Grasiele disse...

Gi, nós estamos sumidas do blog, não? Também estava com saudades de vc! Agora vc deve estar muito ocupada com a viagem, né?
Curta bastante!
Bjão!

Grasiele disse...

Inara, agora só falta vc vim sujar suas mãozinhas na terra comigo, né?
Bjo da prima!

Grasiele disse...

Monica,pode sim, desde que tenha sol e não seja aquela umidade estilo banheiro-depois-do-banho...hehehe.
Vou passar lá no blog sim.
Um beijo!

Lulu disse...

Que dicas maravilhosas!Nunca imaginei que dessa maneira se pudesse fazer mudinhas.

Unknown disse...

oi Grasi. Tenho um cacto globoso que está ficando murcho na parte de baixo e alguns espinhos caindo... o que devo fazer? quando for replantar devo molhar a terra? quanto? suculentas murchas e amareladas são sinal de quê? obrigada

Grasiele disse...

Pati, falando assim é meio difícil, o bom seria ver mesmo pelo menos por foto. Mas observe se está molengo, pode ser sinal de exagero nas regas e alguma doença de origem fúngica. Se for esse o caso, diminua as regas.
Depois do replantio é sempre bom regar, mesmo que só um pouco, pra "assentar" a terra, e se necessário acrescentar mais, não precisa molhar muito, só oo suficiente pra ficar o substrato úmido. A descrição das suculentas pode ser por excesso de sol ou pouca rega, é que algumas delas sofrem com sol muito forte. É assim mesmo, cultivando e observando vc vai perceber o que cada uma gosta mais...
Abraço!

DrLicori disse...

Olá, eu adorei o blog, e muito obrigado agora vou poder multiplicar meus cactos !

Eu adoro ele e agora vou ter dois! : )

Patrícia Coutinho disse...

Oi, Grasi! Descobri seu blog há pouco, pois tenho suculentas que estão morrendo, e decidi buscar ajuda na rede. Parabéns pelo blog! Vou visitar sempre. Como você, adoro plantas. Agora, fiquei com uma dúvida: como faço a cicatrização da folhinha? Bjo.

Grasiele disse...

Silvar, muito obrigada pela visita.É sempre bom multiplicar nossas plantinhas...

Grasiele disse...

Patrícia, muito obrigada e volte sempre mesmo! A cicatrização se dá com os dias de descanso, não é necessário fazer nenhum procedimento, é só separar as estacas e eserar antes de plantar para que o local do corte "seque".
Bjo

Agnaldo Coelho Jorge disse...

Boa noite Grasi!
Parabéns pelo blog, as informações são simples e objetivas, justamente o que eu procurava. Sou iniciante na arte de cultivar suculentas, encontrei seu blog e gostei muito do conteúdo. Voltarei sempre!
Agnaldo Coelho Jorge
Foz do Iguaçu - PR

Grasiele disse...

Agnaldo, boa noite! Muito obrigada e volte sempre mesmo!

Professor Cristiano disse...

Olá Grasi, como o Silver, também quero multiplicar meu cactos, que está comigo já há 2 anos. mas o meu não é bem globoso, como mostra nas suas fotos, os brotos dele vem de baixo (posso mandar uma foto) quero saber se o procedimento é o mesmo para tirar as mudas. a propósito, excelente seu blog e atenção que dá aos visitantes, respondendo a todos.

Agnaldo Coelho Jorge disse...

Oi Grasi!
Após replantar a suculenta, por meio de galhinhos, quando devo regar?

Unknown disse...

Gostaria de adquirir mudas, como faço?

Unknown disse...

como faço para adquirir mudas, pois moro em uma pequena cidade no interior do tocantins

Rosária Galli disse...

Oi Grazi, adorei passar por aqui, tenhu uns cactus que comprei e to tentando cultivalos. Gostaria que divulgase cm se tira sementes de algum cactu. bjus Rosária Galli

Rosária Galli disse...

Adorei passar por aqui, bjus.

Hugo Leonardo disse...

Bom dia, Grasi.

Por favor, eu gostaria de saber como faço para retirar uma muda desse tipo de cacto http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/Echinocactus_grusonii.jpge se possível, como faço para plantar. Grato.

Grasiele disse...

Hugo,boa tarde,
Esse endereço que vc mandou não abre a foto, talvez possa estar faltando alguma caractere. Mas pelo que vi, pelo nome, trata-se de um cacto globoso, que vc plantar da mesma forma que esse primeiro do post.

Hugo Leonardo disse...

Oi Grasi, obrigado pela resposta.
O cacto é igualzinho a esse http://pixabay.com/pt/cacto-bola-dourada-cacto-7420/
Na verdade eu queria saber se posso simplesmente cortar uma dessas "bolas" para usá-la como muda. o meu já está com 6 bolas, então, queria saber se posso cortar uma das menores e plantar em um outro vaso. Esses bolas são muito coladas umas nas outras... tenho medo de cortar um delas e matar a minha planta.
Desde já, obrigado.

Grasiele disse...

Hugo, pode separar sem medo, na verdade, a tendência é separar sozinho mesmo, pois essas bolas são como filhotes, terão 'vida própria' qdo se soltarem. Use uma luva de couro e solte girando devagar até ela se soltar, ponha num vaso com mistura arenosa, cuidado com a rega e boa sorte!

Hugo Leonardo disse...

Obrigado, Grasi.
Vou fazer isso amanhã.
Depois passo aqui para postar o resultado.

Abraço

JORDAN A. disse...

Nossa...Muito Obrigada...Continue ensinando agente a pegar mais mudas de outras plantas.♥

Carine Gusso disse...

Olá Grasi tudo bem?
Voltei agora do mercado com um vasinho de suculentas.
Sou totalmente leiga no assunto mas já queria tentar tirar uma mudinha, pq a planta está um pouco grande pro vaso.
Para "deixar cicatrizar o corte por 2 dias" eu só retiro a muda e a deixo num cantinho do vaso, precisa de algum cuidado específico quanto a isso? :)
Obrigada!
Adorei o blog

Carine

Gilson Jr disse...

Grasi, parabéns pelo serviço, muito bom. Tenho um cacto globoso vermelho e está cheio de mudinhas no globo. Como faço para criar novas plantas com essas mudas, posso plantar normalmente na terra ou tenho que passar para um outro cacto "base". Uma vez me disseram que esse cacto vermelho não pode ir para terra. Att. Gilson Jr.

Alberto disse...

Parabéns pelo talento e conhecimento em Cactaceae, a polco começei a obter algumas plantas (cactos e suculentas)mais estou colocando todos em vasos coletivos, pois o espaço que tenho em meu quintal está totalmente tomado de Orquidaceae, obrigado pelas dicas!!!!

KAMALEOA disse...

OLÁ GRAZI, ÓTIMO SEU BLOG...TENHO UMA DÚVIDA...TENHO DEZ SUCULENTAS DIFERENTES EM MINI VASINHOS...QUERO TRANSPLANTAR TODAS PARA UM VASO SÓ E CRIAR UM MINI JARDIM...O VASO PARECE UM CAIXOTINHO E SÓ TEM 15 CM DE ALTURA...QUERO SABER SE ISSO PREJUDICA AS PLANTAS E OUTRA COISA É SOBRE AS PEDRINHAS PARA COLOCAR EM CIMA(AO REDOR)ESSAS PEDRINHAS PODEM IMPEDIR O CRESCIMENTO? COMO AS SUCULENTAS SÃO DIFERENTES UMA DAS OUTRAS COMO DEVO REGAR??ELAS VÃO FICAR DENTRO DE CASA. MORO EM LUGAR ÚMIDO.PODE NE ORIENTAR??

menega disse...

Sra Grasi,
fiquei muito satisfeito com sua explicação sobre "mudas em cactos".
Parabéns pelo seu blog!
Menega.

Heloísa Vianna disse...

olá! o mandacarú é do tipo segmentado, né? tenho um grandão, que parecia estar meio doentinho... mas uns dias atrás, no único "braço" que ele tem, começou a brotar um bracinho novo, verdinho, lindo! será que espero ele crescer mais um pouco e faço esse procedimento? será que consigo cortar com a mão? estou na dúvida... obrigada desde já! ; )

Anônimo disse...

nossa que boa sua espricação.valeu agora aprendi como fazer as mudinhas.obrigada..

Anônimo disse...

Adorei sua explicação sobre cactos e suculentas.Gostaria de saber mais sobre orquídeas.Tenho algumas e elas não dão flores.Gostaria de aprender a fazer mudas para leva-las a uma região chamada Imbé onde já teve várias espécies.Você tem facebook?Se tiver mande um convite.Salete Mirian Pinto Ferreira

Germano Weber disse...

Grasiele , gostaria de saber como se tira muda do cactus monstro? Minhas plantas estão muito altas no vaso,tenho medo de tombar.Vc tem alguma dica para passar ?
De orquídea entendo um pouco mas de cactus ,quase nada .
Germano/Belo Horizonte

@gmail.com disse...


Olá Grasi,

Adorei seu blog e gostaria de perguntar como fazer
para melhorar essas terras que se compra, porque são horríveis! Certa vez comprei terra para samambaia plantei 6
rizomas de samambaia amazônica e, no início ficam lindas mas depois de 3 ou 4 meses começam a diminuir o tamanho das folhas até morrer, conclusão: por não ter outra terra perdi as 6 mudas . Que terras são essas? São diferentes!

Muito obrigada

Selma


Anônimo disse...

Gostei das dicas...a quatro anos e meio ganhei um cacto da minha mãe, era pequeno, e agora já tá bem comprido...só que está ficando feio, e como ganhei da minha mãe, que infelizmente não a tenho mais perto de mim, porque faleceu, queria muito guardá-lo de lembrança, futuramente até dando de presente pra minha filha...então preciso saber se posso fazer mudinhas com ele...

luciana disse...

ola eu Luciana ganhei uma muda de cacto e eu plantei mas eu tirei ele para ver se estava boa e vi que a ponta do pezinho do cacto estava meio mucho e tirei a ponta do pezinho e plantei ele no mesmo dia na terra sera que fiz certo ou errado sera que ele vai pra frente ou vai morrer pur favor me ajude e muito obrigada desde já espero a tua resposta

Unknown disse...

Interssante seu post, estarei divulgado-o no meu blog. Claro com seu link para que todos possam verificar suas dicas. Um beijo na alma

Anônimo disse...

ei menina,tbm sou de coronel fabriciano,gostaria de conhecer suas plantinhas!!

Somente para maiores e vacinados disse...

Olá Grasi!

Gostaria de saber mais sobre cactos, em especial aquele verde e amarelo, como tirar mudas?, uma grande abraço
SHIRLEI

Anônimo disse...

Olá! Lindo blog.Sou Mary Joe, também sou amante de suculentas e moro em Campos do Jordão. Elas aguentam frio, chuva só não gostam de granizos; ficam bem machucadas de dar dó, mas não impossível de recupera-las.

Anônimo disse...

isso é sinal de agua a mais, quando replantar não regue no minimo 15 dias

Unknown disse...

olá, tudo bem? tenho um cacto redondo e que eta cheio de flor rosa, gostaria de saber com faça pra procria-lo, pois ele é redondo.

Grasiele disse...

Olá Márcia, tudo bem e você? espere acabar as flores, geralmente cactos redondos soltam brotações laterais. É só separar e plantar normalmente.

Anônimo disse...

Cannot wait to see what else you come up with, i really enjoyed it!