domingo, 20 de novembro de 2011

Diferenças entre flor-de-maio e flor-de-outubro

Fotos: Daves Garden (acima, flor-de-outubro) e Holiday Cactus (abaixo, flor-de-maio)

Embora ambas pertençam á mesma família (das Cactáceas, mas com gêneros diferentes) e sejam muito parecidas tanto nos cuidados quanto na aparência (quando sem floração), essas duas plantas são de espécies diferentes. No comércio tenho notado que os vendedores se enganam na hora da venda.
Flor-de-outubro (esq.) e flor-de-maio (dir.)

As flores do gênero Schlumbergera (flor-de-maio) são terminais e do gênero Hatiora ou Rhipsalidopsis (flor-de-outubro) ocorrem tanto na parte terminal quanto entre os segmentos.
Os segmentos, que são cada pedacinho desse (chamados de filocládios) tem borda mais lisa na flor-de-outubro e mais pelos na ponta, já na flor-de-maio eles são dentados, alguns mais, outros menos, mas um "dentinho" sempre aparece.

Flor-de-outubro (esq.) e flor-de-maio (dir.)

A maioria das flores-de-maio, como o próprio nome diz, tem o auge da floração no mês de maio e com a flor-de-outubro, acontece da mesma forma, no mês de outubro. Mas algumas flores-de-maio podem ser encontradas no comércio, agora em novembro bem floridas, daí surgem os enganos.

********

Muitos leitores querem mandar fotos de suas plantas e até então eu não tinha feito um e-mail específico do blog, agora quem tiver alguma dúvida e queira enviar fotos é só mandar no:
jardimdagrasi@gmail.com

Até a próxima!


7 comentários:

Mariana disse...

Oi Grasi! Parabéns pelo seu blog, eu sou do interior do PR e adoro plantas, achei muitíssimo informativo! Tenho uma dúvida, mas não quanto às flores de maio... Por vezes, eu vejo você explicando sobre os substratos, e vi um desenho, separando em camadas no vaso, as pedras, a areia e por fim a terra... Gostaria de saber se sempre se separam em camadas, ou se faz uma mistura das partes de areia, terra de jardim e terra vegetal? Moro em apartamento e queria fazer uma hortinha em jardineiras, com ervas aromáticas! Obrigada! Um abraço

Tata Ribeiro disse...

Amei as dicas, Grasi! E Vou mandar uma foto da minha Hortinha de Vasinhos. =D

Grasiele disse...

Mariana, muito obrigada! Espero que volte sempre e tire suas dúvidas para montar a hortinha! Aquela terra de cima é a misturinha que eu falo, a areia é outra parte, só pra separar a camada de drenagem, caso você não encontre a manta bidim.Se na sua cidade tiver essa manta, é só colocá-la sobre as pedras e colocar a misturinha por cima. Acho que é isso...se ficar dúvida, escreva aqui!
Abraço!

Grasiele disse...

Tata, que bom que vc gostou! Vc já é amiga antiga aqui do blog! Mande sim,e volte sempre que precisar!
Bjo!

LANDOZACA disse...

FALA GRASI,GOSTEI MUTO DO SEU BLOG, TAMBÉM ADORO PLANTAS E HORTA ORGÂNICA GOSTARIA DE MANDAR UMAS FOTOS DO MEU JARDIM E DA MINHA HORTA
TAMBÉM COMECEI UM BLOG, PARA POSTAR FOTOS E VÍDEOS TIRADAS DO MEU CELULAR QUE JUNTO COM AS PLANTAS TAMBÉM É MINHA PAIXÃO ! UM ABRAÇO DESTE SEU MAIS NOVO FAN

Unknown disse...

Parabéns pelo blog lindo e cheio de informações úteis e muito bem explicado.

Grasiele disse...

Muito obrigada Ronilda! Volte sempre aqui!