terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Forrações para vasos

Vaso tem que ter forração, além de ficar bem mais bonito e com bom acabamento ela mantém a umidade do substrato por mais tempo e reduz a quantidade de regas.

Pode ser feitas com pedriscos, cascas de pinus e algumas espécies de plantas.



Forração com pedriscos: caso o pedrisco seja branco, rapidinho ele ficará escuro, por causa do substrato, o ideal é forrar o substrato com manta bidim antes, fazer uma camada com areia (é só um quebra galho), ou de repente, testar uma camada de coador de café( eu uso em vasos no lugar da manta).



Forração com casca de pinus:
é encontrada em pedaços maiores ou menores (alguns não necessariamente feitos com pinus). Com um ano aproximadamente precisam ser trocados, pois se decompõem.








Forração com argila expandida:
tem um preço bem em conta em relação á pedriscos e a casca de pinus.


Azulzinha (Evolvulus glomeratus): eu amo essa florzinha, está sempre florindo e forra o vaso bem rápido. Quando passa um pequeno período sem água, murcha rapidamente, mas depois da rega, recupera-se rapidamente. Multiplica-se facilmente por estacas da ponta dos ramos.



A flor azulada é o amor perfeito de verão (Torenia fournieri), uma planta anual, deve ser trocada todos os anos. As flores cor de rosa e bordô são do gerânio pendente (Pelargonium peltatum), é anual, não gosta de excesso de água.
(fotos:Azulzinha, gerânio e argila expandida: Casa & Jardim, Cheiro de Mato)

(foto: Andrea Gessi Paisagismo)

Esse vaso está um primor, tem angelônia (Angelonia angustifolia) no centro, e falsa érica (Cuphea gracilis) em volta, duas florzinhas do tipo super práticas, a angelônia aceita bem as podas (aqui em casa estavam um pouco feias, eu cortei bem baixinha e ela está voltando uma beleza...), já a érica não se dá bem com podas. Ambas não exigem muitos cuidados.


Essa é a rainha das forrações, até se você não quiser plantar, se um pedacinho cai na terra, rapidinho fecha tudo e forra o vaso todo. O dinheiro em penca ou calissia ( Calissia repens) não exige muitos cuidados, quando mantido em locais muito sombreados fica estiolado (cresce "compridão" e fraco), para manter a forração mais compacta é bom receber sol pelo menos uma parte do dia.

* Algumas fotos estão sem os devidos créditos porque eu não os tinha, caso o dono apareça é só me comunicar que eles serão colocados.

(foto: Arquivo pessoal)
Tem vários comentários aqui no blog sobre suculentas, vou responder a todos no próximo post com todas as perguntas.

19 comentários:

Mirian Decorações disse...

Excelente matéria Grasi !

Abraços

Cécil disse...

Oi Grasi, a-d-o-r-e-i seu blog. estou começando a panejar o jardim da minha casa e achei aqui milhares de idéias. Estou precisando de uma ajudinha. Pretendo ter uma piscina mas não abro mão de ter uma árvore que me dê bastante sombra, por isso preciso de uma espécie perenifólia. Podes me dar algumas sugestões?

Bjokas

Carine Gimenez disse...

Fiquei muito feliz em encontrar esse blog. Adoro plantas, flores e estou sempre pesquisando ideias para casa. Agora encontrei o lugar para sanar minhas dúvidas. Já estou seguindo.
Aproveitando já tenho uma pergunta: qual planta (pequena) posso ter dentro de casa? minha casa é fresca e bem ventilada. Comprei kalanchoe, mas morreram e eu fiquei arrasada.
Beijo.

Fabrício e Ju disse...

Grasi, saudades suas!
Precisamos agendar nosso próximo encontro. Meu matinho vai indo de vento em poupa.
Bjs

Catarina Cristo disse...

Adorei as dicas! Li, corri e já coloquei três galhinhos de dinheiro em penca no meu vasão que tem uma alamandra roxa.

Vai ficar lindo!

Ana Cristina disse...

Olá, Grasi!!Entrei aqui por acaso, alias por meio de uma foto sua q apareceu no google , mas adoooooreii o q vi, também gosto de plantas em vasos , mas não tenho muita experiência e aqui vi uma ideias legais...Parabéns....Já estou seguindo ...
bjo gde ...

giu_preta disse...

Acabei de chegar em casa com 5 mudinhas de Calissia!!! Adorei a matéria sobre forrações para vasos... vou correr e plantá-las agora mesmo. Bjim.

Anônimo disse...

Oi Grasi, tenho algumas suculentas, os vasos estão cheios e a terra esta muito dura e seca. Tenho que trocar e colocar substrato novo? elas são tão delicadas fico com medo das petalas soltare na hora de mudar.

bjos

Gil

amor eterno disse...

O flor, tudo bem adoro sua cidade e me mudei dai a 4 anos uma pena ouve um acidente e nao quiz mais continuar ai, mais mechendo em um blog achei vc e adorei seu blog parabens vou segui-la da uma passada em meu pra dizer um oi..beijos
solange

Amo cactus e adoro ajuda!!! disse...

Oi Grasi,
Adorei seu blog , e tenho também algumas iguais as suas...
Adorei abraços

Grasiele disse...

Mirian, muito obrigada!
Abraços!

Grasiele disse...

Cécil, fico feliz em ter ajudado! E muito obrigada pela visita! Perto de piscinas, a gente não usamos muito árvores, mesmo pequenas, qdo crescem podem sombrear demais e daí ninguém quer ficar na piscina depois...aconselho palmeiras como a areca bambu, uma touceira de fênix, um arbusto mais alto como o hibisco da síria, mas como vc faz muita questão, tente uma eritrina(com folhas bem chamativas),magnólia, caso vc opte por árvores mesmo, plante-as a uns 4-5m da piscina.
Bjo!

Grasiele disse...

Cristynaa, que bom, muito obrigada! Continue aqui, que vamos aprender juntas, sai de uma casa com quintal pra uma que não tem nadinha de terra, é tudo no vaso...um teste de paciência e carinho...
Bjo!

Grasiele disse...

Catarina, vai ficar linda! Ela é vapt-vupt pra crescer.
Bjo!

Anônimo disse...

Oi Grasi, achei seu blog por acaso no google procurando plantas que se entrelassam em grades. Estou reformando minha casa e como troquei o vitro da sala por uma mais moderna, gostaria de usar as partes moveis do antigo vitro pra esse tipo de planta...vou colocar uma parte em um corredor q cobrirei com telha transparente e outra no jardim de inverno do quarto da minha filha. Qual planta (que tenha flor) poderia plantar ??
bjsss !!!

Kened disse...

Bom dia Grasi,queria saber como posso fazer para cuidar de minha dracena Godseffiana em vaso no meu Hall de entrada de minha casa,ambiente interno,com bastante luminosidade?!??
Grato

Kened

Grasiele disse...

Anônimo, existem ótimas opções de trepadeiras floridas, se for bem o que eu entendi, vc vai usar a grade como suporte, né? No caso dessa que vai a teha transparente, é provável que elas não se desenvolvam muito bem, pois gostam de sol direto.
Algumas sugestões:
Tumbérgia azul
Clerodendro vermelho
Lágrima de cristo
Sapatinho de Judia
Jasmim dos poetas

Bjos!

Grasiele disse...

Kened, o local, pela dercrição está muito bom para sua dracena, com o tempo é normal ela ficar meio fraquinha, é bom que receba pelo menos o sol da manhã, use adubo orgânico a cada dois meses, dando uma afofada na terra e regas moderadas, pq está num ambiente interno.
Boa sorte!

Unknown disse...

Olá Grasi. Li seu documento sobre forração e gostei bastante. Queria deixar registrado que agora existe também a casca de castanha-do-pará que está sendo utilizada para esta mesma finalidade. E têm demostrado bom desempenho. Abraços!!