segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cerâmica artesanal




Eu sou uma pessoa apaixonada por vasos de cerâmica, nunca resisto, levo pelo menos uns dois cada vez que encontro um ceramista.

Talvez pelo apelo artesanal, por saber que ali teve uma pessoa que pegou o barro, amassou, teve todo o cuidado, além do que, são bem melhores para as plantas, uma pena serem tão pesados. Também tem minha coleção de suculentas, todas em vasos de cerâmica...enfim, não consigo explicar minha paixão por cerâmica.

Esse ano encontrei ótimos ceramistas, aqui onde moro, tem o Seu Zezinho, um pernambucano que veio ganhar a vida aqui nas Minas Gerais, fazendo vasos maravilhosos. Eu chego lá, escolho os vasos na varanda da casa mesmo, sou sempre muito bem recebida pela família e ainda ganho vaso de presente (é impossível não voltar).

Na Feira Nacional de Artesanato, aqui em BH, conheci o Cerâmica Artesanal,uma obra filantrópica para menores carentes. Já conhecia o trabalho, mas não sabia da causa nobre. Em grandes redes como Carrefour, Leroy Merlin e Extra é possível encontrar a cerâmica artesanal dos meninos da Asssociação Adelino de Carvalho, que fica em Ipameri - GO. No site, o pedido mínimo é de R$300. Esse vaso aí de cima foi feito por eles.

Na Agriminas (Feira de Agricultura Familiar), que acontece todo ano aqui em BH, conheci o trabalho da Pretinha (ela só me falou o apelido), que tem um jeito muito peculiar de fazer vasos, tem muitas aplicações, formatos criativos. Ela trabalha no Centro de Artesanato de Funilândia, cidade próxima a Sete Lagoas, na região central de MG. Esse vaso aqui embaixo é dela.


Agora eu vou tentar plantar algumas espécies de suculentas, nesse vaso aqui embaixo, de orquídeas, se ficar legal, prometo um post aqui, mostrando o "processo" todo.

2 comentários:

Ana Lucena disse...

Amo as dicas que vc dá aqui no blog.
Deus te abençoe linda e que vc possa sempre compartilhar conosco os seus conhecimentos.
Abraços amazonenses.

Andreia Flor Morena disse...

Gazi
Por favor passa dicas de hortas pra quem tem pouco espaço e pouca luz... vc é linda mooo seu blog to seguindo sempre leio bjos