quarta-feira, 17 de março de 2010

Jardim Vertical



Outro dia eu fui a uma floricultura e vi uma placa dessas. Muito curiosa como eu sou, fui ver como era feita, é muito simples e dá um efeito bonito na parede. O moço vai querer me matar por ensinar aqui, mas conhecimento é melhor ainda quando dividido...

A minha placa ainda está nova, faz pouco tempo que foi feita (com ajuda do Seu Val, jardineiro que trabalha comigo), era pra ser pendurada num muro ou parede qualquer, mas eu cheguei com pressa em casa e coloquei aí em cima desse vaso com aspargo. Era pra ser um improviso, o único lugar a que meu cachorro não teria acesso...mas eu gostei da placa assim, e por aí ela vai ficando.

Pra fazer é só providenciar: uma placa de fibra de coco, mudinhas de dinheiro em penca (Calissia repens), substrato pronto para plantio e substrato feito com fibra de coco, ambos são fáceis de se encontrar em floriculturas.

O substrato de fibra de coco é um substituto ao pó de xaxim, no lugar dele pode ser utilizado outro de diferente matéria-prima, como bagaço de cana, casca de pinus.

Misturamos partes iguais dos substratos e colocamos uma fina camada sobre a placa (na foto dá pra ver que foi bem pouquinho), depois distribuimos aleatoriamente as mudinhas (simplesmente pedacinhos da planta, que enraiza muito facilmente), em seguida molhe bem a placa e deixe-a deitada sobre um local úmido. Não jogue jatos fortes de água sobre as mudinhas, antes de enraizar elas podem se deslocar da placa.



Depois de umas 2 semanas elas já estão enraizadas e crescendo bem, rapidinho a placa fica forrada. Eu só esperei que elas ficassem bem firmes pra levantar a placa e não correr o risco delas despencarem.

Depois é só pendurar e manter sempre úmido, use um borrifador nas regas.

Não testei com outras plantas, mas acho que deve dar certo com outras, dessas bem facinhas de enraizar. Vou tentar e depois conto pra vocês!

Bjo!

19 comentários:

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

OI Menina, quanto tempo, adorei sua postagem, tenho que te mostrar meu vaso dessa plantinha que tá lindão, fiz um post com ele entre muitas outras.
http://coisas-da-bruxinha.blogspot.com/2010/03/vem-passear-no-meu-jardim-de-suculentas.html

Esse é o link se tu quiser dar uma espiada nela, hehhee.
Bjs

Tatiane R. disse...

Ola querida...que bom te ter novamente. Eu já utilizei esta placa com orquídea...está dando certo,todavia o único material foi a placa mesmo. Vou tentar fazer esta experiência...só preciso escolher uma planta bem bacana. Deve ficar lindas, placas como estas, dispostas em uma parede com diferentes plantinhas!
Estou num novo jardim e preciso de idéias...continue
Ana Laura

Taís Riggo disse...

Olá.
Eu amei tudo por aqui... Fiquei por um bom tempo "bisbilhotando" suas dicas e idéias.
Obrigada por todas as idéias.
Amo plantas, tenho meus vasinhos e sei que ficarão bem mais bonitos a partir de agora, com suas dicas.
Abraços!
Taís

....... disse...

bem bolado o painel que vc criou.... ideia boa e aquela q e copiada...rsrs

Anônimo disse...

Adoro coisas de jardinagem e paisagismo.Sou terapeuta floral,tem haver...

Unknown disse...

Seu blog é tudo de bom, exatamente o que eu precisava sobre temperos em vasinhos e tudo mais. Parabéns pelas postagens ! Já estou acompanhando !
Bjks, tenha um otimo fim de semana!

Fabielle Bacelar disse...

Olá Grasi.. não nos deixe tanto tempo sem atualizações... amei seu blog!!

Por causa dele até me animei em fazer um... suas dicas tem me ajudado muito na minha hortinha..

Passa lá no meu blog pra ver que fofura.. já estão começando a brotar os primeiros ramos de coentro .. cheio de cor..

(http://www.coreramo.blogspot.com)

Beijo Beijo.. espero ver coments seus lá.. até mais

Fabielle Bacelar disse...

Grasi.. a Dany que tem o blog .. "meu apto, meu sonho realizado" deixou o seguinte recado pra mim:

Olá..gostaria que me fizesse um grande favor... se for possível..gostaria de manter contntato com a Grazi, do Jardim da Grazi, pq ela mora em Fabriciano e eu em Ipatinga, mas não consigo mandar mensagem p/ ela pq não consigo postar comentários no blog dela, e vi que vc consegue..rsrs..favor pedir a ela p/ entar em contato comigo..meu email é: debidany@gmail.com..obrigada

Bom.. o recadinho tá passado.. vê se consegue entrem em contato com ela.. até mais.. fabielle

Coisas de Ana disse...

Olá Grasiele, amei o seu blog e todas as suas dicas. Estou começando uma pequena coleção de suculentas e confesso que ja perdi algumas por não saber como cuidar direito. Suas dicas vão me ajudar um bocado. Obrigada. :))
bjs

Fabielle Bacelar disse...

Ei Grasi....

Me ajuda!!! Estou meio frustrada com a minha horta.. o meu pé de tomate cereja dá flor mas não dá tomate, os pés de cenoura não firmaram raiz, os pés de alface de 12 só 4 brotaram.. sinto que tô fazendo algo errado.. help-me? As únicas coisas que vingaram foi o pé de pimenta, o coentro, e a salsa... pode me ajudar ?

Fabielle Bacelar disse...

Grasi...

Como foi o seu blog que me motivou a fazer o meu.. deixei um selinho pra você lá.. tá bom??

Beijo Beijo...

justo disse...

Grasi, sou paisagista e já tenho feito algumas placas com plantas, mas tenho as vezes dificuldade com a placa de fibra de coco, ela é mais dura, mas adorei a sua idéia, e já estou fazendo com outras plantas, caso queira dar uma olhada em meus trabalhos va a comunidade da revista casa e jardim e acesse o meu email quem sabe vai gostar abraços Martha Corrêa

Marcelo Costa disse...

muito bonito mesmo...

Jeanete Zambelli disse...

Gostei muito do seu blog. Vou seguir. Parabéns.Jeanete

Bárbara Rezende disse...

COMPREI UMAS SUCULENTAS E CORRI AOS BLOGS VER COMO SE CUIDA E ACABEI CONHECENDO SEU JARDIM QUE É U ENCANTO PARABÉSN, QUANDO TIVER UM TEMPINHO VENHA ME VISITAR!!!

BJKSSSSS
HTTP://barbirezende.blogspot.com

Fabielle Bacelar disse...

Grasi... Help-me...Socorro.. Ajuda...

Tem lagarta na minha horta... o que eu faço?

Passa lá no meu blog.. eu deixei foto pra ver se alguém sabe que espécie é ... pra me ajudar... você pode?

Desde já obrigada

Giselly Ronzoni disse...

Olá !
Tenho um selinho pra voçê !
Passe lá no meu Blog e pegue .. Repasse para mais 10 blogs que voçê escolher !

Silvia Regina disse...

oie Grazi

adorei a dica da placa vou providenciar uma ja tenho as mudinhas de dinheirinho mas estao feias coitadas nao chaoo
vou fazer essa ideia tbmmm e colocar na area ameiii..

infelizmente vou ser obrigada a roubar a sua ideia de orquidariooooo ameiiii e tenho um lugar que anda feiooo com as minhas bonequinhas é aonde fica a Ducha da area e creio que vai ficar um charme lá apesar q pensando bem algum bebum pode acabar derrubando entre uma ducha e outra mas vou adaptar a ideia.

será qe fica bom se eu fizer com troncos de eucaliptos sabe aqueles q usam para escorar lajes? mas dai descaço ele ate ficar liso dou uma demao de verniz maritimo e monto?


posso usar brita no chão?
bj

Xica disse...

Olá! Achei seu blog em uma procura por suculentas, a mais nova paixão minha e de minha mãe.. Já dei uma olhadinha em tudo, adorei a idéia de plantar flores em xícaras!! Ah, e as orquídeas da sua mãe são mto lindas, amei a vermelha!! Minha mãe tem um pequeno orquidário tbem..
Parabéns pelo seu trabalho!