quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Regas em dias de viagem...



Todo fim de semana pra mim é complicado, fico sempre pensando em como vão estar meus vasos na segunda, porque quase nunca estou em casa.

Nos feriados prolongados então... nem se fala. Esses dias tava pesquisando na net sobre métodos alternativos de rega, nada que fosse automático e tinha que ser bem fácil de fazer.

Eu acho muito prático usar as garrafinhas, é só fazer um furinho com prego ou chave de fenda quente na base e uma na tampinha, não precisa ser um buraco muito grande, é só encher de água e enterrar no vaso. Dá tranquilo pra usar uns 3 dias, eu coloco nas minhas jardineiras e nos vasinhos pendentes.

Tome cuidado para que a garrafa fique bem firme, com a base bem apoiada, senão a água cai toda de uma vez e o vaso fica encharcado. Já existem no mercado alguns dosadores, facilita muito, mas sem eles dá certo do mesmo jeito. Pra quebrar um galho, dá pra encaixar na garrafinha essas mangueirinhas de soro, bem mais barato e fácil de encontrar.





Nas plantas de interior, os vasinhos pequenos eu coloco sobre pedras, numa forma de bolo com bastante água, mas evite que a planta fique mergulhada nela, as raízes podem apodrecer. Depois pego a forma e ponho num local claro, próximo de uma janela com pelo menos o basculante aberto, pra correr um ar no ambiente.

Outra dica é uma fralda descartável, é só encharcá-la bem com água e “vestir” o vaso, dura bem até 1 semana.

Pra fazer muda de estaca eu uso sempre uma dica que já falei aqui, uma estufinha com garrafa pet, monto desse jeitinho aqui, com cuidado pra não encostar a folha nas paredes da garrafa, o que pode facilitar o acúmulo de água e aparecimento de fungos.

Se caso forem mudinhas já formadas, outra dica é barbante, ao invés de tampar a estufinha, use alguns fios de barbante, de modo que fiquem mergulhados na água embaixo, eles irão permanecer molhados e manter o substrato úmido.

Mas eu bem queria mesmo é esse aqui debaixo, que eu encontrei, é praticamente um pronto socorro dos vasos!

16 comentários:

Marisa Lima disse...

Olá,
sou paisagista e uso já há algum tempo o Dry water da Rain Bird. É um gel que em contato com as bactérias da terra vira água novamente. Bárbaro, rega até por um mês suas plantas.
Dê uma olhadinha no site da rain bird.
Bjs

Grasiele disse...

Olá Marisa! Conheço seu blog e já vi seu trabalho, parabéns!
Sobre o Dry Water, num curso que eu fiz pela Rain Bird, eu vi o produto, mas infelizmente ele não está acessível pra todos ainda...
Obrigada pela visita!

Cristina João disse...

Oi Grasi,
Adorei conhecer este cantinho cheio de idéias. Confesso que nunca imaginei, mas adorei os saquinhos de soro, bárbaro!!
Beijocas,
Cris João
(www.recomadres.blogspot.com)

Val disse...

Oi Grasi, adorei suas dicas. Achei seu Blog um charme e amei as dicas sobre suculentas, também sou apaixonada por estas plantinhas.

Bj, Val.

Everton disse...

Excelente conteúdo! Parabéns!

Anna disse...

Adorei conhecer estas idéias, pois quando não tenho tempo ou viajo, elas morrem.
Beijos

Anônimo disse...

Olá!
Meu vasinho de temperos está cheio de umas manchas brancas no caule do manjericão e da salsa.Parece um pulgão. O que posso fazer? vou ter que cortar tudo? Até tieri uma foto pra voce ver mas nao consegui anexar aqui. O seu email do rainhas do lar nao está funncionando mais, nao?
bjs e obrigada,
Cris

Cleonice disse...

Bom Dia Grasi

Estava navegando a procura de ideias para fazer um jardim vertical, e simplesmente amei seu blog, lindo meus parabéns

moro em casa e tem um muro enorme e um canto das bagunças e quero muito fazer um cantinho lindo para mim apreciar e cuidar qdo retornar do trabalho... amei a sugestão da treliça, tenho em casa um extrato de cama q não uso mais e acho q vou aproveitar,tenho tb várias jardineiras, todos feias, sem pintura mas confesso q não tenho muito jeito para isso, então estou aberta a sujestões...
li uma mensagem que amei então vamos lá criar meu jardim dentro de mim.

Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e lagos tenham nascido dentro da alma.

Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. "

Rubem Alves

Mais uma vez parabéns pelo blog, amei

bjusss

Cleo disse...

Oi Grasi

Voce poderia me dar uma sujestão?

Tenho uma tartaruga tigre d'água e gostaria muito de fazer um laguinho pequeno para ela, mas não tenho ideia de como começar

se vc puder me ajudar, ficarei grata.

ótimo final de semana

bjuss

Grasiele disse...

Luciana, fique á vontade e volte sempre!
Bjos!

Grasiele disse...

Val, eu tbém sou apaixonada por suculentas!
Muito obrigada pela visita!

Everton, muito obrigada, espero ter ajudado!

Grasiele disse...

Cris,
O e-mail está funcionando, mas deve estar com a cx cheia.
Pela sua descrição podem ser fungos,que aparecem por excesso de água. Os pulgões costumas ficar nos brotos, partes mais novas das plantas para sugar a seiva.
Tente mandar a foto para o gmoreirasilva@yahoo.com.br
Bjo!

Grasiele disse...

Anna, isso de vez em qdo acontece comigo tbém, dá uma dó...rsrsrs

Grasiele disse...

Cleonice, muito obrigada pelo elogio e agradeço sua visita. Eu amo Rubem Alves, inclusive já publiquei esse trecho aqui.
Começar um jardim é isso mesmo, um caso de amor...que só vai aumentando com o tempo.
Existem muitas idéias simples que vc pode começar usando no seu cantinho, qquer dúvida, se precisar de uma idéia é só passar aqui. Sobre o laguinho, eles não são muito minha especialidade, preciso dar uma pesquisada antes de dar sugestões pq eu nunca fiz um...
Apareça sempre!
Bjo!

Grasiele disse...

Cris João, obrigada pela visita! Eu tbém adorei esses saquinhos! Vou fazer uma visita lá no Recomadres!
Bjo!

Adri Artes disse...

Ola eu adorei demais seu blog, esse amei essa vaso, parabens mesmo.. sou sua seguidora, se quiser fazer uma visitinha em meu blog, beijo