sexta-feira, 1 de maio de 2009

Samambaias e afins...

(foto: blog sobretudonoir)


Uma amiga aqui do jardim pediu esse post, já faz um tempo...não encontrei o nome aqui, mas atendendo a pedidos dela, e de meio mundo, que como eu, a minha mãe, a Lis, ama samambaias!

Podem falar que tá fora de moda, que parece casa de vó, mas é lindo aquelas folhinhas verdes, dá um toque superleve ao jardim.

Segredos e truques para samambaias existem aos montes, mas comecemos pela mistura de solo. Ela deve ser leve, bem porosa e rica em matéria orgânica. Como essa daqui:

1 parte de terra comum
1 parte de composto orgânico( pode ser húmus de minhoca, compostagem caseira, fibra-de-coco( daquela mais fininha), ou vermiculita (nesse caso, use terra vegetal))
½ parte de areia média a grossa.

O vaso pode ser de plástico ou fibra-de-coco (deixe de molho na água antes de plantar), porque os xaxins, todos já sabem, vem de uma samambaia em extinção.

A rega deve ocorrer de 2-3x / semana, molhe todo o substrato por igual e retire o excesso de água do pratinho. Embora gostem de boa umidade, o encharcamento não é bom pra planta nenhuma!

Se a água for sem cloro, melhor ainda. Em dias mais quentes, borrife água nas folhas.

Elas gostam de locais frescos e úmidos, tipo uma varanda, embaixo de árvores, sem sol direto, no máximo elas podem receber o sol da manhã, e sem ventos fortes que ressecam e queimam as folhas (é o pior inimigo delas!).

Evite trocá-las muito de lugar, quando estiverem bem num cantinho, deixe-as lá quietinhas.

Na adubação evite adubos químicos granulados, nesse ponto elas são bem sensíveis. A cada 15 dias, use adubo líquido específico para elas. É só dissolver na água das regas, a maioria deles é rico em nitrogênio, falei da função dele aqui.

Em casa usamos mais adubos orgânicos, como a torta de mamona, o húmus de minhoca ou a compostagem. Use 1 colher(sopa) por vaso, misture delicadamente ao substrato e regue em seguida.

Geralmente as samambaias são bem resistentes a pragas, as mais comuns que aparecem são:

Pulgões: Aplique uma calda de fumo (receita e como usar aqui)

Cochonilhas: Use uma calda com óleo e detergente (receita e como usar aqui)

Lagartas: Apele para a catação manual mesmo, e dá-lhe olho clínico!)

Espere uns 4 dias depois da calda, e dê um banho de chuveirinho nelas, bastante água fria. No caso das avencas, tente o banho antes das caldas, porque são mais sensíveis..

Avós e mães são cheias de truques caseiros para samambaias, em casa minha mãe usa aquele líquido que solta da carne (ainda crua e sem temperos) dissolvido em 2 partes de água e usa nas regas dos vasos. Funciona realmente, temos vasos lindos a mais de 10 anos.

Em avencas, cascas de ovo moídas ao redor da planta, pregos enferrujados fincados no substrato, rega com água de molho de esponja de aço velha alternada com rega normal (esses eu nunca tentei!).

Agora, um guia rápido:

Folhas amarelas com pontas secando
Pode ser: muita rega.
Reduza a quantidade de água, a aeração das raízes pode estar prejudicada.

Folhas amarelando por igual (toda a folha)
Pode ser: muita luminosidade.
Encontre um local mais fresco e sombreado para seu vaso.

Folhas murchando aparentando seca.
Pode ser: falta de rega.
Pegue o vaso e deixe-o submerso num tanque com água, até parar de sair bolhas, uns 2min, retire e deixe escoar o excesso.

Folhas secando por igual (não só as pontas).
Pode ser: baixa umidade no ambiente.
Borrife água nas horas mais quentes do dia, use pratinhos com areia molhada embaixo dos vasos e corte as partes secas.

Partes secas na folhas, aparentando queima.
Pode ser: muito vento com baixa temperatura e excesso de água.
Proteja seus vasos no inverno (samambaias gostam de calor) e diminua a freqüência de regas.

Todos os cuidados que eu falei aqui servem para avencas, samambaias e chifres-de-veado.

Bjos da Grasi!

21 comentários:

Kyria disse...

Ei moça educada, obrigada pela instrução no meu blog, vou tentar agorinha e qualquer coisa te falo. Não existe isto ou aquilo que está fora da moda né, é bonito e pronto. bjs

Ana Paula disse...

Oi Grasi, é engraçado, mas planta também tem moda. Me lembro que há anos, a samambaia era o hit do momento, principalmente a chorona. Eu tinha duas no meu quarto, uma chorona e uma crespa, depois a moda passou e não ouvi falar mais nelas. Somente do xaxim, já que está em extinção e virou a conversa nas rodas de or.quidófilos, já que era o principal substrato para orquídeas. Bem, que venham as samambaias de volta, bjs

Kyria disse...

e acredita que eu não consegui! Bjs

Curimã Hei, Curimã Lambaio! disse...

Grasi,
Obrigada pela lembrança! Menina, que dicas preciosas, são informações que não encontramos em revistas ou afins, tradição oral, passadas de mãe para filha, geração em geração...estou surpresa: caldinho de carne na samambaia, pregos na avenca, isso aqui vai dar o que falar!!! Amei!!!
Viva a Grasi!!!

floresdasueli disse...

lindas samambaias grasi, e DEUS te abençoe pelas receitinhas...bjs sueli

A DONA DO MUNDO disse...

ADORO SAMAMBAIAS E TODAS AS PLANTINHAS DA ÉPOCA DA MAMÃ, KKKKKKKKKKK, TEM UM AR DE CASA DA GENTE, DE JARDIM DA GENTE
COISA MAIS LINDA
QUESTÃO DE ESTILO SABE, A MODA QUE NOS DESCULPE
BJ

Tutuca e Mima disse...

Oi zizi, sentimos sua falta no sítiooo, só faltava vc!
Estamos morrendo de saudads!
Bjs!!

Tutuca e Mimah

Sua Graça Ana Claudia disse...

Estou precisando de muitas dicas para revitalizar o meu pequenino jardim.Você dá ótimas dicas.
bjus

Kyria disse...

Grasi, passei para agradecer, agorinha meu filho e eu conseguimos colocar o contador de visitas, obrigada. Bjs

Pri Guti disse...

Sempre me delicio com seus ensinamentos e indicações sabia? Obrigada pelo carinho de sempre e saiba que não concordo também com esta história de moda no paisagismo, principalmente. O que vale é cultivar o que nos faz bem. Mil beijocas querida!
Lindo post!

BRUXINHA disse...

Oi Grasi, este fim de semana vou dar um trato na minha samambaia, vc acredita que por ela estar numlugar alto, deixei por conta do marido que não cuidou direito, vou tentar salvar com suas dicas , bjs Leila

Cynthia Saccoman disse...

Olá, Grasi
Me chamo Cynthia e encontrei seu blog, que simplesmente achei o máximo e já li todo.
Moro em apartamento mas tenho minha hortinha e sou apaixonada por plantas e flores, estou começando a me interessar cada vez mais.
Vou continuar te visitando e aprendendo com você.
Hoje coloquei um post no meu blog sobre meu pequeno jardim.
Depois dá uma passadinha lá.
Beijos

Cynthia Saccoman disse...

Oi, Grasi
Me chamo Cynthia e encontrei seu blog quando procurava informações sobre morango.
Já li ele todo e simplesmente adorei.
Sou apaixonada por plantas e flores, acabei de colocar um post no meu blog sobre meu pequeno jardim, depois dá uma passadinha por lá.
um grande beijo

BRUXINHA disse...

Grasi estou sentindo sua falta, tá sumida . Olha fiz uma visita a um cactario , muito interessante, tenho feito varios post sobre o assunto, passa lá pra ver , bjs

Fernanda disse...

Que blog bacana e útil, além de lindinho !!!!!
Estou amando começar uma hortinha de temperos....baita terapia.
Sem falar nas plantas e florzinhas que adoro cuidar aqui em casa.
Bjs e visite o meu bloguinho, é novinho ainda.

vicky disse...

Los helechos desde pequeñalos teniamos en casa demi abuela enorme como esos ya que mi tierra tiene el clima tropical y humedad sin embargo en Castilla laMancha donde vivo ahora es dificilconservarlos.Bellos.Besos Vicky

A Natureza é tudo de bom disse...

Oi Grazi, tudo bem. Sou apaixonada por plantas e essas samambaias são maravilhosas, eu também tenho samambaias só que elas estão ficando com as pontas secas, você sabe do que se trata, aquela dica que você deu sobre o sangue que sai da carne eu ja fiz, e posso afirmar que elas melhoraram. Estou a procura de amigos que possam me seguir, gostaria que participasse, estou começando agora e é bem difícil alavancar, conto com você. Beijos
Silvia Mingardi

Geisa Evódio disse...

Poxa! Minhas Samambaias ja faziam sucesso, mesmo com algumas falhas...Mas agora com essas dicas, tenho certeza que irão arrasar... Brigadinho querida!

clube de maes nova vida disse...

gostaria de saber onde encontra samanbaias em salvador sou apaixonada e rendas inglesas

Beija-Flor Garden disse...

Grasi, sou jardineiro e paisagista, aqui em Florianópolis, esta semana estou adquirindo um novo cliente que tem um jardim vertical com samambaias, Nephrolepis exaltata (americana), estão quase todas morrendo, estão ficando podres e caindo as folhas. Estão regando todos os dias os saquinhos estão encharcados, pedi para molharem 2 vezes por semana, será que estou certo no meu diagnostico?

Anônimo disse...

ola uma dica para regar as samambaias é a água do aipim,batata, macarrão,claro que sem tempero esem sal.VALEU!!!!!!!!!