quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dúvidas da hortinha



Não dá pra ficar muito tempo longe daqui, então passei rapidinho pra responder á duas queridas.

A Pri Guti(do blog lindinho Diário da Pri Guti), me mandou essa dúvida:

Qual o período recomendado para fazer a troca de terra de vasos. Só adubar resolve a questão da nutrição da planta?

Pri, de modo geral, é bom replantar os temperos em vasos a cada 2 anos no mínimo, por estarem num espaço pequeno, mesmo recebendo cuidados adequados, chega um tempo que as plantas dão sinais de senescência, começam a ficar feias, mal formadas. Isso é normal para os temperinhos e plantas bianuais ou anuais.

Ajuda muito, sempre que o vaso estiver aparentemente cheio, com o substrato tampado totalmente pela planta, fazer uma divisão de mudas, isso é bom pra multiplicar seus vasos e renová-los.

Sempre que você for adubar,use húmus de minhoca ou uma mistura de farinha de ossos e torta de mamona em partes iguais(a mistura atrai os cães e é tóxica pra eles), são os adubos orgânicos mais utilizados. Revolva uma camada superficial com um garfinho de jardinagem, e retire-a, junte substrato novo e o adubo, regue normalmente.

Sobre a adubação, existe uma série de fatores envolvidos pra que a planta absorva satisfatoriamente os nutrientes, como estrutura do substrato, ph, umidade... entre outros. Se o caso da planta for mesmo deficiência nutricional, e todos os fatores estiverem favoráveis, uma adubação resolve o problema.

Mas existem doenças e pragas que dão um aspecto de que a planta está desnutrida, daí...o melhor é tratar o problema, esperar que a planta se recupere, e só depois adubar.



A outra dúvida é da Giseli Valente, que também tem um blog super legal, ela fala de decoração, de plantas, de moda, um pouquinho de tudo, é uma delícia de ler o Coisas da Gi.

Gostaria de saber se posso ter minhas ervas em vasos pequenos como o da foto ou tem que ser vasos maiores, e se tem que molhar todos os dias...

Gi, as ervas sobrevivem em espaços bem pequenos, mas é bom que o vaso tenha pelo menos uns 20 cm de profundidade e uns 15 a 20 cm de diâmetro, essa é uma boa medida pra maioria dos temperinhos mais comuns, como salsa, cebolinha, orégano, mangericão, alecrim, orégano, tomilho, etc.

Esses vasinhos da foto do post anterior, estão mais assim...eu diria artísticos, na "vida real" será mais fácil cuidar e mais seguro para os seus temperinhos que eles sejam maiores.

Logo que você plantar, principalmente mudinhas menores, elas estarão muito sensíveis á falta d'água, em alguns casos, um dia de esquecimento num local bem quente, já é suficiente pra acabar com sua plantinha.

Então, molhe todos os dias no início, sem encharcar, só pra umedecer todo o substrato. Depois que sua planta estiver bem adaptada, pode até ser umas 3-4x por semana. mas sempre observe, percebeu um sinal de murcha, ressecamento do substrato, regue.

9 comentários:

Ana Regiane Ivanski disse...

oi Grasi!
Cheguei até aqui através do decoracasa.
Fiquei encantada e adorei suas dicas.
Um abraço
Regiane

Giseli Valente disse...

Grasi, primeiro gostaria de agradecer os Elogios, muito obrigada! Fiquei muito feliz, adoro saber que meu blog agrada!! E segundo sobre sua dica! Obrigada, é muito, muito interessante para nós que gostamos de plantas ler essas postagens!! Beijos e Bom FDS!

Priscilla Paggiaro disse...

Grasi, querida, respondidíssima a dúvida, queria ter você aqui do meu lado, mas pelo blog já dá para ficar feliz com suas dicas e sabedoria. Um grande beijo e obrigada miga! Bjussssss

Anônimo disse...

Esse blog é o céu pra quem gosta de sujar as unhas de terra e fazer a alegria das manicures.Tantas dicas preciosas.Minhas plantinhas e minha manicure agradecem.rsrsrs
bjs

Grasiele disse...

Regiane, volte sempre e fico muito feliz que vc tenha gostado!
Muito obrigada!
Um beijo!

Grasiele disse...

Gi, seu blog é muito bom, e eu adoro conhecer pessoas que tbém gostam de plantinhas!
Bjão!

Grasiele disse...

Pri, por enquanto só dá pra responder por aqui...quem sabe um dia, eu dê um pulo em SP e conheça seu lindo jardim pessoalmente...
Um beijo e tô aqui sempre que vc precisar!

Grasiele disse...

Dricka,que bom vc ter gostado! Então espero que sua manicure tenha bastante trabalho! A minha eu já desisti,estrago no mesmo dia, até com luvinhas...
Bjão e volte sempre!

Rosana Saraiva disse...

Grasi, passa lá no meu blog q tem um meme pra vc!!!

Bom fds!

Beijos!!!