segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Como propagar suculentas


Sou um pouco suspeita pra falar delas, tenho uma coleção desde a época da faculdade. Comecei com 4 vasinhos que ganhei de presente, daí só foi aumentando...Minha mãe brinca que eu sou agrônoma só de cactos e suculentas, porque são muito fáceis de cuidar. É bem verdade que são minhas preferidas, mas cuido bem de outras também!

As suculentas se propagam principalmente por estaquia de folhas ou estaquia de ramos(é só tirar um galhinho e colocar pra enraizar).

Quando estou com muitas folhas, eu costumo preparar uma mistura de partes iguais de terra comum, areia grossa e 1/2 parte de húmus de minhoca e encher um caixote, desses de uva mesmo. Daí distribuo as folhas e deixo enraizando.

Se forem poucas, já podem ser plantadas diretamente no vasinho onde vão ficar, economiza tempo e espaço.

Pra escolher a folha: ela já deve estar adulta e bem carnosa, sem aparência enrugada, ou amarelada. Essa folha vai ser a reserva da sua muda até que ela possa produzir sozinha seu próprio alimento.

Essas aqui, já estão prontinhas pra enraizar no caixote.

Já começando o enraizamento e crescimento da muda.

Quase pronta pra ir para o vaso definitivo...

Já no vaso com outras suculentas.

Mesma sequência com outra espécie

Estaquinhas de galho prontas pra ir para os vasos.
Acho que deu pra entender, né? Qualquer coisa, é só perguntar aqui!

39 comentários:

Priscilla Paggiaro disse...

Grasi querida! Não conhecia seu blog, ainda bem que me avisou que começou a escrever, está muito bom!!! Também irei colocar seu link no meu, sem dúvida! Adorei o passo a passo da propagação das suculentas, são lindas e bem fáceis de cultivar. Grande beijo amiga!

Anônimo disse...

Oi, visito sempre o blog da Thais Lauton e vi o seu comentário. Muito legal.Aprendi a gostar de suculentas lá no blog, mas tenho dificuldade de cuidar delas. Com a net, fica muito mais fácil! Gostei muito de ver o passo a passo das mudinhas,vou tentar fazer.
Ju

Anônimo disse...

Pri, muito obrigada! E que bom que vc veio!
Um beijo!

disse...

Oi Grasi!
Adorei conhecer o seu cantinho, já estou colocando o link lá no blog tbém!
Bjinhos Lú
:O)

Anônimo disse...

Ju, volte sempre, acho que as suculentas vão sempre aparecer aqui...e tente plantar em casa, vc vai ver como é facinho!
Bjo!

Anônimo disse...

Grasi querida, estou adorando seu Blog viu...adorei a riqueza de detalhes em como fazer as mudinhas de suculentas...com vc explicando, fica tudo bem mais facil...parabens amiga, sou sua fã!!!...rsrsrs...beijão

Unknown disse...

Grasi parabéns pelo blog, estou adorando tudinho !!!!vou amanhã mesmo fazer a estufa para minhas suculentas ,tenho uma aqui que é bem chatinha mas é minha paixão, quem sabe se der cero terei um monte de delas espalhadas pelo jardim kkkkkk bjs pra vc e parabéns ficarei de olho sempre nas novidades!!

Anônimo disse...

Adriana,muito obrigada!Eu tbém adooro suculentas, qquer dúvida, é só falar!
Bjão!

Anônimo disse...

Olá Grasi! Amei as dicas!!!!Só fiquei com uma dúvida: faço da mesma forma para propagar as suculentas do tipo colar de pérolas???

Bjos

Grasiele disse...

Rosana, que bom q vc gostou,então fico feliz que esteja indo pelo caminho certo.Essa suculenta é um pouco diferente das outras, vc vai propagar por estaquia dos ramos pendentes, tire uma ponta de uns 10cm mais ou menos e plante no vasinho.
Bjos!

Anônimo disse...

OK! Obrigada! Vou fazer mudinhas das minhas suculentas... se der certo te mando as fotos depois! hehehe! muaaaá!

disse...

Olá, Grasi! Eu pensava que colecionava só cactos, até conhecer a sua irmã, Gleice que me disse que maioria são suculentas...hehehe
São mais fáceis sim de cuidar...mas ainda sim tenho algumas dificuldades..tipo, nos meus mtas vzes dão um tipo de formiga, bem pequenininha que até lembra purgão e eu gostaria de saber o que posso colocar na terra pra eles ficarem mais vistosos..eu misero mesmo na água, tem uma regularidade certa? E as vzes erro na escolha do vaso, acho que este ou aquele vai crescer pouco e logo vejo o vasinho transbordando...hehehe!
Adorei seu blog...já tá aqui como favoritos...
grande abraço!
Roseli.

Grasiele disse...

Roseli,bem vinda ao blog! Mais uma apaixonada por cactos(e suculentas). Essa confusão é normal, aprendi qdo fiz estágio num orquidário, mas só ficava batendo papo como funcionário que cuidava do cactário, que tinha mais suculentas que tudo!
É o seguinte: cactos pertencem á família das cactáceas, tbém são suculentas(pq armazenam água), já as suculentas tem diversas fam´lias, a mais conhecida são as crassuláceas.
Essas formigas podem aparecer qdo existem cochonilhas na planta, que é um bichinho branco, d~e uma olhada.Daí tem que controlar a cochonilha, que a formiga some.
A água não tem uma medida certinha, tem que observar, mas molhe as suculentas mais que os cactos, elas são mais sensíveis á perda d'água.
O tamanho do vaso é assim mesmo, mas suculentas tem crescimento rápido e cactos, a maioria crescimento muito lento.
Vá multiplicando suas suculentas e fazendo novos vasinhos, os cactos suportam bem num vaso pequeno.
Volte sempre aqui e muito obrigada!
Beijo!

disse...

Grasiele,
mtO obrigada pelas dicas e por responder sempre com tanto carinho.Adorei e eu gostaria de saber como faço p controlar as cochonilhas??? Elas são aquelas inúmeras formigas bem pequenas c pontinhos brancos? E se posso colocar qualquer tipo de esterco nos cactos ou seria melhor adubos? Sempre coloco esterco simples ..
Mto grata!
Grande abraço,
Roseli.

Grasiele disse...

Rô ( posso te chamar assim? è que a Gleice só fala Roseli), eu escrevi num site sobre cochonilhas, aqui no blog ainda não falei sobre elas, é esse o link:
http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=2209#c
Tem um monte de tipos de cochonilhas lá, e como cuidar.Confira se são essas bichinhas mesmo...
Já sobre o adubo, é até bom o esterco de gado,sempre curtido. Mas pode-se usar o húmus de minhoca, ou 1 colherinha de café de NPK 10-10-10, tem um post aqui mesmo sobre como cuidar.
Qquer dúvida, me 'chame' aqui de novo!
Bjo!

ღ SOL ღ disse...

GRASI a pouco tempo comecei uma pequena colecao de suculentas, e nao sei o que fazer, quando algo de diferente acontece com elas. Mas ollhando esta foto com estacas de galhos, creio que fiz o procedimento certo.Explico. O caule da minha Sedum treleasei, comecou a secar e as folhas de baixo ficaram amareladas e foram caindo, achei que era falta de rega mas, o caule foi secando mais e as folhas caindo. Para nao perder a planta eu resolvi cortar ate onde estava ressecada. Deixei secar por um dia e replantei. So sobrou uma pequena estaca mas, acho que consigo salva-la. Abracos , SOL

Anônimo disse...

OOI
GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA PARA ENRAIZAR A FOLHA DE SUCULENTA ?

ABRAÇOS, ADOREI O BLOG E JÁ RECOMENDEI PARA VÁRIOS AMIGOS COLECIONADORES...

Anônimo disse...

OOI
GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA PARA ENRAIZAR A FOLHA DE SUCULENTA ?

ABRAÇOS, ADOREI O BLOG E JÁ RECOMENDEI PARA VÁRIOS AMIGOS COLECIONADORES...

Anônimo disse...

OOI
GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA PARA ENRAIZAR A FOLHA DE SUCULENTA ?

ABRAÇOS, ADOREI O BLOG E JÁ RECOMENDEI PARA VÁRIOS AMIGOS COLECIONADORES...

Lary disse...

Adorei seu blog, parabéns, só que eu queria ter conhecido antes de eu ter "afogado" a minha primeira suculenta(e a mais bonita). TT'
Mas aprendi com esse erro que eu não devia regar elas todos os dias, o que compensou é eu plantei uma que só tinha umas folhinhas bem pequenininhas e agora ela está super bonita e agora lendo seu blog descobri o porque ela conseguiu sobreviver as minhas mãos. -:/

Lary disse...

Adorei seu blog, parabéns, só que eu queria ter conhecido antes de eu ter "afogado" a minha primeira suculenta(e a mais bonita). TT'
Mas aprendi com esse erro que eu não devia regar elas todos os dias, o que compensou é eu plantei uma que só tinha umas folhinhas bem pequenininhas e agora ela está super bonita e agora lendo seu blog descobri o porque ela conseguiu sobreviver as minhas mãos. -:/

Fabic disse...

Olá pessoal! Como vocês eu tb adoro as suculentas! Eu e meu esposo estamos tentando dá um "up" na nossa coleção, mas perdemos algumas e eu fiquei arrasada! Gostaria q vcs me ajudassem com algumas dicas. As plantas que perdi apodreceram o caule e eu não entendi pq, pois só as rego 1 vez na semana! E além do mais elas estão estioladas(grandes e magras), o que eu faço? As minhas nunca crecem lateralmente! Help me!
Fabi

Anônimo disse...

Ola Grasi,
Conheci o seu blog por acaso e gostei muito. Eu sou apaixonada por suculentas e sempre quis uma que parece uma enorme flor verde, mas nunca encontrava. Dai pra nao me frustrar comprei uma que parece uma miniatura dessa. Ontem consegui em uma festa essa que tanto queria, porem nao sei o nome dela e nao vi no seu blog tambem. Voce saberia dizer qual é? Tem alguma dica? Se quiser, mando uma foto. Abracos, Sandra Camello

Grasiele disse...

Sandra, muito obrigada pelo carinho e que bom que vc gostou. Existem várias suculentas que tem essa forma, o nome popular delas é rosa-de-pedra, pra saber a espécie seria bom a foto. Os cuidados são os mesmos aqui do post, qquer outra dúvida, deixe aqui.
Abraços!

Anônimo disse...

Muito obrigada grasi!
Ja descobri que é flor de pedra mesmo. Novamente, parabens pelo blog. Beijos'
Sandra Camello

Anônimo disse...

OI meu nome é Isthenio meus parabéns pelo seu blog suas informações salvarão minha suculenta pode se considera mãe dela continue com seu blog...

pokemon disse...

quanto tempo demora para enraizar??

Sheila Zanella disse...

Oi Grasi!! adorei teu blog...tenho uma duvida na propagacão das suculentas...tirei a folhinha, deixei cicatrizar e plantei...a duvida é a seguinte, devo molhar antes que comece a brotar? já li que não se deve molhar e vi alguns videos que devemos molhar, nunca deixar a terra secar..O que eu faço?..se quiser dar uma olhada no meu album picasa de cactus e suculentas...e se quiser me ajudar a identificar algumas eu agradeco...
Obrigadãooo

Cátia disse...

Adorei o blog e partilho a mesma paixão : )

Roger disse...

Olá gostaria de saber quanto tempo leva para a mudinha "folha" de suculenta enraizar e brotar???

Unknown disse...

Olá, vim pesquisar sobre as suculentas para um post no meu blog e encontrei o seu que é riquissímo de informações. Estarei postando seu url e repassando como fonte de pesquisas.Espero que não se importe.Bjss

Glória disse...

Faz tempo que vejo Jardim da Grasi, mas não vejo postagens recentes.

Alexandre disse...

Olá Grasi, boa noite!
Encontrei seu blog navegando e achei muito legal, preciso tirar uma dúvida com você.
Tenho um vaso de suculenta, aquela que tem o formato de trança, hj ela cresceu muito, está com um formato parecido com um polvo no chão, gostaria de saber se posso pindurá-la, será que pode?

Desde já agradeço, Alexandre

alexandre disse...

Olá Grasi, boa noite!
Encontrei seu blog navegando e achei muito legal, preciso tirar uma dúvida com você.
Tenho um vaso de suculenta, aquela que tem o formato de trança, hj ela cresceu muito e está com um formato parecido com um povo, gostaria de saber se posso pindurar ela, será que pode?

Desde já agradeço, Alexandre

ALEXANDRE disse...

Olá Grasi, boa noite!
Encontrei seu blog navegando e achei muito legal, preciso tirar uma dúvida com você.
Tenho um vaso de suculenta, aquela que tem o formato de trança, hj ela cresceu muito e está com um formato parecido com um povo, gostaria de saber se posso pindurar ela, será que pode?

Desde já agradeço, Alexandre

ALEXANDRE disse...

Olá Grasi, boa noite!
Encontrei seu blog navegando e achei muito legal, preciso tirar uma dúvida com você.
Tenho um vaso de suculenta, aquela que tem o formato de trança, hj ela cresceu muito e está com um formato parecido com um povo, gostaria de saber se posso pindurar ela, será que pode?

Desde já agradeço, Alexandre

nany disse...

Nossa lindo seu blog, eu sou apaixonada por essa suculenta só que não acho dela aqui no Rj, ia te pedir uma muda, p fazer mudinhas tem que interrar as folhas de pé?

nany disse...

Nossa lindo seu blog, eu sou apaixonada por essa suculenta só que não acho dela aqui no Rj, ia te pedir uma muda, p fazer mudinhas tem que interrar as folhas de pé?

Unknown disse...

SE PUDEREM DAR UM CURTIR EM MINHA PAGINA DE CACTOS E SUCULENTAS FICO MUITO GRATO https://www.facebook.com/ColecionadoresDeCactoEPlantas?