sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Adubando...



A primavera é a estação ideal pra adubar vasos,canteiros e dar um renovada no jardim. Adubação sempre gera muitas dúvidas, pensando nisso, resolvi fazer esse post pra falar sobre o famoso adubo NPK, todo mundo fala...ah, coloca aí um NPK...alguma coisa pra adubar.

As letras significam N- Nitrogênio, P- Fósforo e K- Potássio, esses são os principais elementos demandados e absorvidos pelas plantas(chamados de macroelementos). Os números(aqueles 3 que acompanham as letras) representam a porcentagem do nutriente presente na formulação.

O NPK pode ser encontrado granulado ou líquido, o último é dissolvido na água das regas. Eu prefiro o líquido para usar em vasos já formados, é bem mais prático e difícil de errar, já o granulado eu uso em canteiros de áreas externas.

O nitrogênio atua no crescimento das plantas, na produção de clorofila, pigmento que dá cor verde ás plantas (ok, não vou entrar naqueles ciclos da época do colégio). Só dai já dá pra deduzir, uma folhagem, plantas ainda na fase jovem(de crescimento) precisa de mais N. Ele vai ajudar no crescimento de folhas, brotações, galhos, ou seja, dar uma força pra parte vegetativa da planta.

Então quando o vendedor falar NPK 30-10-10, você já sabe, é rico em nitrogênio, bom pra essas plantas que eu falei. Tem também o NPK 10-10-10, um fórmula equilibrada dos 3 nutrientes, pode ser usado também em plantas jovens,samambaias, e o NPK 20-20-20, que pode ser usado em folhagens grandes, árvores e palmeiras.



O fósforo estimula o florescimento,a frutificação, no crescimento de raízes, então plantas floríferas, frutíferas devem receber adubo rico em fósforo. O NPK 4-14-8, conhecido de 10 entre 10 pessoas que gostam de jardinagem.



O potássio atua no fortalecimento de raízes, que é por onde a planta absorve todos os nutrientes do solo, na absorção de líquidos, lembrem-se que os nutrientes estão na chamada solução do solo(água + nutrientes), com ele a melhoria da plantas é geral, elas ficam mais resistentes á pragas e doenças, e respondem melhor á floração e frutificação.



Na natureza tudo deve ser equilibrado, se você exagera num nutriente, a planta deixa de absorver outro, se intoxica e daí nada fará efeito, sua planta pode até morrer.

Tenha sempre muito cuidado ao usar adubos químicos, nunca exceda a quantidade e intervalos indicados pelo fabricante, uma superadubação pode matar rapidamente suas plantas. Use preferencialmente em plantas anuais, floríferas, plantas com deficiência nutricional comprovada, que nâo recebem adubação faz muito tempo e precisam de um upgrade rapidinho, em solos muito pobres.

Aplique sempre como solo úmido(ajuda a dissolver e distribuir melhor o adubo), regue logo em seguida, espalhe o adubo granulado em volta das plantas, nunca encoste no caule porque pode queimar.

Para adubar árvores, não espalhe o adubo próximo da árvore, faça um círculo com aproximadamente o diâmetro da copa e cave alguns buracos de uns 10-15 cm de profundidade pra por o adubo, feche e regue normalmente.
Esse círculo deve ser feito porque as raízes que vão absorver o adubo alcançam mais ou menos essa área.

Agora, fico devendo um post sobre adubação orgânica, que é a que eu uso mais em casa, e vai por mim...é mais segura, menos arriscada e faz o planeta mais feliz!

Um beijo!

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Grasi,gostaria de saber se esta é uma boa época para plantar erva doce e se ela se da bem com o clima do Rio?

Elena sem H disse...

Oi Grasi

Concordo com você sobre a adubação orgânica. Ficarei esperando o post sobre ela para comparar com o que eu faço.
BEijos e ótimo fim de semana!

Elena sem H

Grasiele disse...

Su,é sim, boa é poca pra plantar erva doce, ela gosta de clima quente, vai achar ótimo esse calorão do Rio.
Bjo!

Grasiele disse...

Elena,
Aqui em casa eu faço compostagem, uso as cinzas do fogão á lenha, tudo que dá pra ser orgânico eu faço o possível, sempre é hora de cuidar do planeta!
Bjos e bom fim de semana pra vc tbém!

Elena sem H disse...

Eu tenho uma compostagem também, mas não conta de compostar tudo o que o jardim e a cozinha produzem - não tenho espaço, uma pena.
Quanto às cinzas, que saudades de minha lareira da casa antiga... Preciso passar em alguma pizzaria e buscar um tanto!

Giseli Valente disse...

Olá Grasi, me chamo Giseli e tbm sou apaixonada por plantas, especialmente pelas suculentas, amei suas postagens e estou aqui quase que diariamente vendo suas novidades.. Beijos e até...

Anônimo disse...

Grasi...comprei um pezinho de Romã, que está com umas folhas em aspiral...isso é sinal de que...falta de adubação ou falta de sol...qual é a epoca de floração de uma romazeira?...e pode-se poda-la tipo bolinha? a minha ainda está no saquinho, sei que tem que ter um vaso grande...pode me passar o tipo de mistura de solo? Grasi...estou fazendo tantas perguntas sobre o Romã, porque sei que tem muitas pessoas que gostam dessa especie de planta e que tem essas mesmas duvidas...com isso vamos acabar ajudando a todas Ok...beijos amiga e obrigada pelas tantas ajudas que tem dado as minhas plantas.

Priscilla Paggiaro disse...

Grasi linda, você e seus textos ultra inspirados me inspiram também! Sabe que agora intensifiquei a adubação orgânica, húmus e restos de podas aqui em casa e espero poder postar em breve os resultados lá no blog...
A primavera vai ajudar também, ainda bem, hihihi
Grande beijo!

Anônimo disse...

Olá Grasi.
Vc não imagina como fiquei contente em descobrir teu blog, pq apesar de nunca ter comentado sempre leio seus post no Rainhas e gosto muito das dicas que vc dá.Inclusive usei sua receita de mistura de terra na maioria dos meus vasinhos.
Obrigada por proporcionar mais um canto bacana na net.
bjs

Grasiele disse...

Oi Giseli, bem vinda e adorei mais uma louca por suculentas aqui! Bem vinda ao clube!
Bjos!

Grasiele disse...

Mi,depende de como está, mas falta de sol é mais comum, a romã floresce no verão. Não aceita muito bem as podas e fica mesmo mais bonita crescendo livremente.
A mistura pode ser partes iguais de terra vegetal, terra comum, 1/2 de areia e 1/2 de húmus.
Pode perguntar qto quiser minha linda, é só ter paciência que eu respondo...
E eu tbém adoro romã, acho maravilhosa!
Bjão!

Grasiele disse...

Dricka,como vc me achou aqui? Não divulguei ainda lá, mas já ia colocar o endereço. Vcs comadres são umas fofas! Tem gente na dúvida se eu sou aquela Grasi de lá mesmo, mas eu falei aqui, que sou aquela mesmo...hehehe. Bom saber que vcs gostam das minhas dicas e que estão experimentando-as em casa.
Um beijão e bem vinda!

Grasiele disse...

Pri querida! Eu fico tão feliz qdo vc fala dos meus textos, uma amiga como vc, que escreve tão bem!Bom mesmo fazer um esforço pela natureza, ainda vc que tem muitos vasos, bela atitude ecológica!
Passo lá pra ver a primavera no seu diário!
Beijão!