sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Preparo de Vaso



Encontrei esse perfil de vaso no site da revista Globo Rural e achei bem didático, já falei muitas vezes sobre a forma correta de preparar um vaso antes que ele receba a planta, mas nunca encontrei uma foto como essa (vou copiar o esquema para um curso de jardinagem).

No caso dessa foto, as camadas de pedra e areia poderiam ser menores, já que o vaso não é muito grande. Acredito que um tempero ou erva medicinal precise de um espaço maior pra se desenvolver satisfatoriamente, mas já dá pra ter uma boa idéia.

Basicamente, a telha é pra evitar que o buraco seja tampado, a brita faz uma camada para drenar o excesso de água das regas, a areia, além de também ajudar na drenagem, evita que a terra passe para o espaço entre a brita.

Parece trabalhoso, mas o bom preparo do vaso é muito importante para o desenvolvimento da sua planta.

Um beijo e bom plantio!

Um comentário:

Nome do proprietário disse...

Oi Grasi,
Muito bom seu blog, parabéns!
Não entendo nada de plantas, mas gosto de estar cercado delas. Entao, para decorar minha nova casa, comprei uma palmeira fênix de uns 2m de altura. Ela veio em um vaso plástico. Eu removi esse vaso e coloquei em outro de cimento de uns 70cm de diâmetro e completei com terra vegetal. Não fiz nada do que vc diz sobre por pedras, areia, etc pq não sabia que era necessário. Conclusão, as folhas dela estão secando e murchando. Tenho q fazer exatamente como no artigo? Alguma coisa a mais? Vai dar um trabalhão! Hehe...
Coloquei farinha de osso e torta de mamona que tinha em casa pra usar num bonsai, fiz certo? Qual adubo devo usar?
Comprei tb uma Cica, mas ela está bem só com terra, devo colocar pedras e areia nela tb?
Muito obrigado!
Vinicius.