quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vasos Mix de Suculentas

Estes são alguns dos meus vasinhos de suculentas, vou misturando as espécies e plantando. Antes de fazer isso é importante ter noção do tamannho e da forma de crescimento das espécies, sempre as de porte maior e que crescem para baixo na frente ou na lateral dos vasos.
 

Esse vasinho foi comprado 
simples,sem o aplique, depois, preguei com durepoxi. 
Esse verdinho no vaso não foi proposital. 
Está assim porque fica ao ar livre.
Não sei explicar porque no aplique e na
borda do vaso ele não apareceu.
Em alguns sites, ensinam a esfregar salsinha
amassada ou passar iogurte natural em volta.




O durepoxi do lado foi porque o vaso quebrou e não queria desfazer dele. Fica um pouco estranho, mas depois que a suculenta cresce, não dá nem pra perceber...




Vaso simples

Vaso tipo bacia

Duas espécies, sendo uma usada como forração.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Irrigação em vasos

 (Foto: Buildpedia)

O erro mais comum na jardinagem é o exagero na hora das regas. As plantas morrem muito mais por excesso do que por falta de água. Quando a gente fala em não encharcar a terra, mas deixar sempre levemente úmida surge muitas dúvidas.

Para ter certeza, encoste o dedo na terra do vaso e pressione levemente, se sair sujo, com um pouquinho de terra, está levemente úmido. Não adianta também dar uma borrifada de leve em cima do vaso, tem que jogar água com regador, até sair pelo buraco da drenagem do vaso, daí dá pra ver que a água passou por todo o perfil do vaso.

Em épocas frias como agora a freqüência de regas pode mudar, pois o vaso vai secar menos, principalmente se for um vaso de interior.

Em plantas com folhas finas, delicadas e menores, como os temperos, hortaliças, floríferas, arbustos em vasos, requerem uma quantidade razoável de água, use um regador do tipo chuveiro, no mínimo umas 3x/ semana.


 (Foto: Manaus Garden)

Plantas típicas de locais úmidos como samambaias e algumas orquídeas, gostam de lugares frescos, sem solo encharcado, se estiverem em placas, ou em jardins verticais, o ideal para criar um clima úmido, nas horas mais quentes do dia, é um pulverizador de pressão, eu uso geralmente no fim da tarde. Esse equipamento também é perfeito para aplicar adubos foliares. Já se estiverem plantadas em vaso, molhe o substrato com o regador chuveiro e use o pulverizador também em dias quentes (os antúrios e lírios-da-paz adoram!).


(Foto: Lojas Taqi)


Plantas com folhas grossas ou estruturas que evitam a perda de água como as suculentas, cactos, agaves, zamioculca e pacová, armazenam água nas folhas e caules, a frequência de regas é menor, eu uso um regador de bico fino, que molha mais somente a terra. Essas plantas raramente vão sofrer se você esquecer de regar durante uma semana ou mais... então, perfeitas pra quem não tem tempo ou viaja muito.

 
(Foto: F G Import)
 
É sempre bom lembrar: vaso plástico e plantas de interior se mantêm molhadas por mais tempo do que as plantadas em vaso de cerâmica e em área exterior. Crie turnos de rega adequados, por exemplo 2x/semana para vasos no interior, 3 a 4x/semana para vasos de exterior, cactos e suculentas 1x/10 dias abundantemente, e observe bem, se sentir que estão murchando aumente a quantidade, se estiverem molhadas ainda no próximo turno, diminua a frequência.
 
Estas são apenas algumas sugestões. Tudo vai depender do local (se é quente ou tem clima mais ameno), se é verão ou inverno, e é claro, da resposta de suas plantas.