



Todo mês, dê uma mexida superficial na terra do vaso e adube com umas 3 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca e 1 colher de sopa de farinha de ossos, incorpore na mistura e regue em seguida.
(foto: Rodrigo Ladeira e Fábio Lamounier)
Nesse caso aqui, o cantinho é interno, mas possui teto retrátil, então as orquídeas recebem uma boa claridade quando este está aberto.
******
Sei que eu tenho estado meio longe aqui do blog, mas agradeço a todos, amigas de sempre e novas amizades que tem passado aqui pra uma visitinha.
As dúvidas e sugestões eu vou atendendo aos poucos...
Obrigada pelo carinho!
Bjo!
Queria agradecer e dar boas vindas aos novos amigos aqui do jardim, um tempinho sem passar por aqui, e tanta gente nova que partilha a mesma paixão por plantas!
Ela tinha uma coleção de suculentas, e conversa vai, conversa vem...sugeri um cantinho "a la mexicana" para agrupar alguns vasos e criar um clima.
Esse é o antes:
Agora, o depois...pra apaixonadas por cactos e suculentas,né Bruxinha?
(fotos: Rodrigo Ladeira e Fábio Lamounier)Bjos da Grasi!
Esse eu ganhei da Ana Paula, do Vasos & Panelas, um blog lindo, que fala de plantas e cozinha, combinação maravilhosa! Vale a pena conhecer!
A Verinha Folly, uma amiga do jardim e blogueira tímida, me deu esse selinho chiquérrimo. Seu blog tá lindo e suas plantas, mais ainda!
Cada erva tem suas exigências quanto ao solo e clima. Antes de plantar, deve-se ter o cuidado de preparar uma mistura que “agrade” a todas.
No geral, as ervas gostam de um solo fértil, fofo e bem drenado.
Essa mistura é ideal para vasos e jardineiras:
1 parte de terra comum (terra boa de jardim)
1 parte de terra vegetal
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia de construção
Caso não queira preparar, compre no mercado substrato pronto para horta, não é necessário acrescentar nada.
Para plantar, coloque sobre a camada de drenagem um pouco de areia, suficiente para cobrir as pedras e ajeite bem com uma pá de jardinagem (a areia vai ajudar a filtrar a água).
Comece a encher o vaso com a mistura, ajeite as mudas no local onde vão ser plantadas, com cuidado para que o torrão seja preservado. Complete com terra até 1cm abaixo da borda do vaso, ajeite delicadamente para nivelar e assentar a terra.
Para cobrir a terra aparente, você pode usar casca de pinus ou argila expandida (além de bonito, é bom pra conservar a umidade). Regue até umedecer bem a terra.
Combinações possíveis:
Sálvia+alecrim ou tomilho+alecrim+sálvia,
tomilho+manjericão+salsinha,
sálvia+tomilho+segurelha,
manjericão+cebolinha+orégano,
orégano+salsinha+sálvia,
salsinha+orégano ou manjericão+sálvia,
manjericão +manjerona+cebolinha,
alecrim+cebolinha+coentro.
Caso você tenha ervas já desenvolvidas (não faça isso com plantas jovens), pode usar orégano para forrar alecrim ou manjericão, fica lindo!
Use um esquema lógico para plantar, agrupe o mesmo tipo de erva de um lado do vaso, ou faça uma sequência de tipos diferentes da mesma erva(como o manjericão, por exemplo).
A hortelã, o manjericão, o orégano e a salsinha não devem tomar o sol forte do fim de tarde, pois podem queimar as folhas.
Lembrem-se:
No caso de jardineiras, plante no máximo 3 ervas diferentes e deixe 5cm de distância entre elas e as bordas do vaso (comece a plantar da maior para a menor, para não sombrear as menores),se for plantar uma erva somente no vaso, centralize-a bem.
Não misturar muitas ervas num mesmo vaso facilita os cuidados com seus vasos.
Nunca enterre parte do caule da muda, deixe-a no nível do solo.
Pense nas ervas que você utiliza com mais frequência aí no seu lar doce lar, compensa fazer uma jardineira ou vaso separados só com elas(por exemplo salsa e cebolinha). Assim, depois de colhidas, suas ervinhas vão ter tempo pra rebrotar até a próxima colheita.
Plante hortelã e menta em vasos separados, são ervas mais agressivas.
Um beijo e bom trabalho!
Bjo!
Imaginem trabalhar olhando para essa parede...
(foto:Casa & Jardim)
Aqui é uma treliça com várias placas de fibra de coco, com bromélias, ripsális, pode ser usadas orquídeas, flor-de-maio, tudo que é planta epífita. Essa varanda aqui é da paisagista Susana Udler, já dei as dicas aqui pra fazer uma em casa.
(foto: Casa Cláudia)
Varanda rústica : Cruzetas e alguns vasos na frente, simples e fácil. Rápida e barata: Vasos plásticos, uma treliça improvisada, é só plantar uma trepadeira pra fechar, como a ipoméia rubra, a mandevila, o jasmim-dos-poetas...tem um monte de sugestões.
Bruxinha querida, espero ter ajudado você!
Beijos!
Caso note algum dos sintomas que eu citei acima num vaso da sua casa, faça o seguinte:
Se tiver quintal, leve o vaso para fora num local com um pouco mais de luz, observe a resposta que a planta vai dar ( se está melhorando o aspecto, com brilho nas folhas...), somente aos poucos aumente a quantidade de luz, caso seja necessário.
E deixe tomar banho de chuva, é ótimo!
Se você mora em apartamento, não há muito o que fazer, mas tente mudar sua planta para locais mais próximos a janelas e portas que entrem bastante luz. Para floríferas, no máximo até 1m de distância, árvores ou folhagens, no máximo 3m, vai depender da planta.
Esses são erros comuns, que eu já cansei de ver por aí...
Antes de comprar uma planta procure informações sobre ela, pergunte nome, jogue no Google, peça ajuda ao jardineiro, tire uma foto e mande pra mim...hehehe. Seja lá o que for, veja se o local que ela vai ficar tem a luz adequada.
No próximo post, vamos falar sobre adubação!
Beijos!
No próximo post eu vou falar sobre luminosidade, outro fator crucial para plantas em vaso, principalmente as de interior.
Beijos!