
(foto:Leserre)
Lá no
Rainhas do Lar eu fiz um post sobre uma flor que é a cara do Natal,o bico-de-papagaio.
Pra escrever aqui, fiquei pensando numa outra alternativa, também igualmente linda e um pouco esquecida dos nossos lares, a gloxínia.
Essa flor é uma das que eu mais gosto, eu me lembro da quantidade que minha mãe e minha tia Conceição ( minhas primeiras professoras da jardinagem) tinham, bem nessa época do ano elas floresciam e davam aquela fartura de flores.
Então, pensando num Natal tropical, elegi essa flor nativa da nossa Mata Atlântica, pra voltar "á moda"...hehehe
A gloxínia é uma planta bulbosa, tem folhas bem grandes com uma espécie de veludo por cima, as flores tem cores variadas, roxo, vermelho, rosa, branca, ambas do tipo simples e dobrada( como popularmente chamamos as variedades maiores).
Depois do florescimento ela perde todas as folhas, parece que morreu, mas o bulbo continua lá no vaso.As regas devem diminuir nessa fase, a terra deve ficar só com uma leve umidade.
Assim que ele começa a brotar, pode receber uma adubação com NPK 4-14-8(1 colher de sopa rasinha) ou farinha de ossos(1 colher de sopa mais cheia, não transbordando). Repita essa adubação 1x a cada mês.

(foto:Flickr Aleuck2007)
No ano seguinte ele começa a rebrotar as folhas pra florescer novamente.
A mistura ideal de solo deve ser rica em matéria orgânica:
1 parte de terra vegetal
1/2 parte de terra comum
1/2 parte de areia de construção lavada
1 parte de húmus de minhoca
O bulbo não deve ser enterrado muito profundo, porque as folhas podem ter dificuldade pra sair, observe o bulbo, o lado que as folhas sairão(chamado coroa), deve ficar para cima.
O solo deve ficar sempre úmido, sem encharcamento, as folhas e flores não devem nu ser molhadas, é o mesmo cuidado com as violetas, já que elas pertencem á mesma família. Aliás folhas aveludadas nunca devem receber água.
A gloxínia é perfeita pra decorar interiores, pois não pode ficar exposta ao sol direto,quando recebe o sol forte as folhas murcham e ficam muito sensíveis.
É ou não é uma flor linda para o Natal?