terça-feira, 10 de novembro de 2009

Plantas versáteis

Eu tenho paixão por "plantas fáceis", do tipo colocou no vaso ou no solo e rapidinho ela já está linda.

De vez em quando vou postar uma ficha delas, falando onde pode ser utilizada, mistura de solo para plantar e idéias pra usar em casa.

Vou começar hoje com a trepadeira-africana (Senecio mikanoides), também conhecida como hera-alemã.

Essa é uma trepadeira do tipo cipó, que precisa ser amarrada para subir, tem folhas parecidas com a hera-africana e flores amarelas em buquezinhos, serve para cobrir caramanchões, muros, cercas, treliças, pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos e jardineiras. Até sem flores já é bem decorativa.
O florescimento é mais vistoso em regiões de clima mais ameno, mas acontece o ano todo, principalmente na primavera e no verão.



A luminosidade ideal vai de meia sombra a sol pleno, vai depender da região, quanto mais fria, mais sol ela vai precisar.

Uma mistura boa para vasos é:

2 partes de terra comum de jardim
1 parte de composto orgânico, que pode ser húmus de minhoca, esterco curtido ou compostagem
1 parte de areia lavada de construção.

Lembrem-se que o vaso deve ser grande, trepadeiras precisam de espaço.

Essa aqui é uma idéia boa de uma leitora aqui do blog: plantou a trepadeira no vaso, deixou próxima a uma parede, fixou aquelas peças de armários desmontáveis na diagonal e fez um suporte bonito pra planta subir.



Todo mês, dê uma mexida superficial na terra do vaso e adube com umas 3 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca e 1 colher de sopa de farinha de ossos, incorpore na mistura e regue em seguida.

Pra fazer mudas é bem facinho: tire estacas logo depois que acabar o florescimento, coloque numa espécie de estufinha de garrafa pet, como eu mostrei aqui e espere enraizar.